LEGISLAÇÃO BRASILEIRA E ACESSIBILIDADE FÍSICA NO ENSINO SUPERIOR: UMA ABORDAGEM (EX/IN)CLUSIVA?

Autores

  • Carolline Septimio Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Genylton Odilon Rêgo da Rocha Universidade Federal do Pará
  • Geovana Mendonça Lunardi Mendes Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2018.30048

Palavras-chave:

Legislação brasileira. Acessibilidade física. Estudantes com deficiência. Ensino Superior

Resumo

Fruto da pesquisa de mestrado defendida na Universidade Federal do Pará (UFPA), nosso artigo teve por objetivo esmiuçar como a legislação brasileira tem abordado a acessibilidade física nas instituições de ensino superior. De cunho qualitativo, a pesquisa foi desenvolvida a partir do levantamento da legislação nacional em vigor que versa sobre acessibilidade física no ensino superior. Para tal debate, tomamos por referencial teórico, entre outros pesquisadores, Carvalho (2012), Duarte e Cohen (2004; 2007) e Miranda (2011). Na investigação concluímos que a despeito dos avanços significativos da legislação brasileira no tocante ao tema, a acessibilidade vem sendo abordada de modo excludente pois determina a construção, reforma e ampliação de espaços destinados aos Estudantes que possuem deficiências, o que denota uma abordagem exclusiva no uso dos espaços físicos pois não garante o acesso e permanência de todas as pessoas.

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Publicado

16-03-2018

Como Citar

SEPTIMIO, Carolline; RÊGO DA ROCHA, Genylton Odilon; LUNARDI MENDES, Geovana Mendonça. LEGISLAÇÃO BRASILEIRA E ACESSIBILIDADE FÍSICA NO ENSINO SUPERIOR: UMA ABORDAGEM (EX/IN)CLUSIVA?. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 8–25, 2018. DOI: 10.12957/riae.2018.30048. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/30048. Acesso em: 26 abr. 2024.