CONCEPÇÕES DE LEITURA E LINGUAGEM: DIÁLOGOS COM BAKHTIN

Autores

  • Jacqueline de Fatima dos Santos Morais UERJ
  • Jacqueline Martins da Silva Fundação Pública Municipal de Educação de Niteroi

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2018.26675

Palavras-chave:

Linguagem. Leitura. Processo dialógico. Formação docente

Resumo

Este trabalho é um recorte de uma investigação de mestrado já finalizada. Após uma breve apresentação da pesquisa que originou este artigo, privilegiamos as discussões sobre concepções de linguagem e de leitura. Para isso, partimos das ideias de Bakhtin e enfocamos a linguagem como construção social, expressão viva de experiências, resultando de interações humanas. O texto traz ainda um diálogo com Paulo Freire, tanto no que se refere as suas reflexões sobre leitura como na discussão sobre formação docente. Defendemos a leitura como ato dialógico, como ato produzido na interação entre leitor/texto/auto. Por fim, defendemos a necessidade de ouvirmos as vozes de professores e professoras e levarmos em conta suas experiências na formulação de políticas e práticas formativas.

Biografia do Autor

Jacqueline de Fatima dos Santos Morais, UERJ

Graduação em Pedagogia, Mestrado em Educação e Doutorado em Educação. Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, atuando na Faculdade de Formação de Professores e no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira CAp/UERJ. É líder do Grupo de Pesquisa "Formação em diálogo: narrativas de professoras, currículos e culturas". É pesquisadora do "Núcleo de Pesquisa e Extensão Vozes da Educação História e Memória das Escolas de São Gonçalo".

Jacqueline Martins da Silva, Fundação Pública Municipal de Educação de Niteroi

Jacqueline Martins da Silva é mestre em Educação pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ); especialista em Leitura e Produção de Textos pela Universidade Federal Fluminense (UFF); especialista em Administração, Supervisão e Orientação Educacional pelo Centro Universitário Plínio Leite (UNIPLI); graduada em Letras - Português/ Inglês pela Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO). É professora do Ensino Fundamental na Rede Municipal de Educação de Niterói - RJ e professora de Língua Portuguesa da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro. Participou no período de 2013-2015 como Orientadora de Estudos de Niterói do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC-MEC) e atua desde 2013 na Superintendência de Desenvolvimento de Ensino da Fundação Municipal de Educação de Niterói na Diretoria de 1º e 2º ciclos.

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Publicado

16-03-2018

Como Citar

MORAIS, Jacqueline de Fatima dos Santos; DA SILVA, Jacqueline Martins. CONCEPÇÕES DE LEITURA E LINGUAGEM: DIÁLOGOS COM BAKHTIN. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 204–219, 2018. DOI: 10.12957/riae.2018.26675. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/26675. Acesso em: 24 abr. 2024.