Processos avaliativos e formação docente na perspectiva intercultural crítica de educação
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2015.11719Palavras-chave:
Avaliação do ensinoaprendizagemensino, Exclusão, Perspectiva intercultural de educaçãoResumo
Doi: 10.12957/riae.2015.11116
Este trabalho trata das reflexões sobre a experiência com a avaliação a partir do olhar de uma estudante. O medo e a insegurança ao realizar provas e exames revelam que as concepções sobre o modelo de verificar o aprendizado dos sujeitos aprendentes se fundam em uma ideia de classificação, de julgamento, de exclusão, de separar quem sabe e quem não sabe, o que se observa impacta de forma negativa no processo de ensinoaprendizagemensino. A partir dessa perspectiva, e no diálogo com Luckesi (2000), Barriga (2003), Esteban (2003), Sampaio (2010) e Skliar (2003), serão discutidas algumas concepções sobre a prática de avaliação da aprendizagem, apontando que a compreensão dos objetivos da avaliação e a vivência de uma prática de avaliação baseada nas narrativas discentes favoreceram a percepção das possibilidades de avanço e desenvolvimento das habilidades no campo da pesquisa. A partir dos achados teóricos de Candau (2012a e 2012b), percebe-se como a perspectiva intercultural crítica de educação pode contribuir para concebermos práticas educativas alternativas de avaliação.
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