Chamada de trabalhos Dossiê: Didática e Formação de professores no enfrentamento das contrarreformas neoliberais

Didática e Formação de professores no enfrentamento das contrarreformas neoliberais
Objetivo do dossiê:
A Didática, desde 1982, no Seminário Didática em Questão na PUC-Rio, já questionava a perspectiva instrumental do processo de ensino e, consequentemente na formação de professores em contexto de redemocratização do Brasil. Atualmente, percebe-se um retrocesso em muitas conquistas na área da Didática e de formação de professores com políticas educativas que buscam padronizar o que e como ensinar nas escolas e universidades como por exemplo, a BNCC, Resolução de Formação de professores (2019), dentre outras.
Nesse dossiê especial, pretende-se trazer para discussão pesquisas e relatos de experiências que discutam a relação entre a Didática e a formação de professores no contexto das reformas neoliberais em uma sociedade marcada pelos retrocessos nas conquistas de direitos, na defesa das diferenças e na transformação e reconstrução do estado democrático de direito em nosso país.
Queremos socializar textos que tenham como foco a Didática nos cursos de licenciatura e seus desdobramentos na formação inicial e contínua de professores. Que professores estamos formando? Quais questões fundantes envolvem a atividade docente, tais como: para que ensinar? O que ensinar? Como ensinar? Para quem ensinar? Em quais condições?
Envie sua pesquisa ou relato de experiência até 31 de maio de 2023.


Número de artigos: 15 a  20 artigos de pesquisa e 5 a 10 relatos de experiências e 3 resenhas de livros lançados no ENDIPE
Condições de submissões: Os artigos precisam atender as normas da RIAE, assim como, passarão por avaliação de pareceristas.