Chamada para publicação: Dossiê - Pensamento Poético: Epistemologias, Metodologias e Narrativas Artísticas na Pesquisa e no Ensino

06-11-2023

DOSSIÊ - PENSAMENTO POÉTICO: EPISTEMOLOGIAS, METODOLOGIAS E NARRATIVAS ARTÍSTICAS
NA PESQUISA E NO ENSINO

Organizadores:

Priscilla Menezes - Professora da Escola de Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Artista Visual, poeta, pesquisadora do grupo FRESTAS/UNIRIO.
Bruno Bittencourt - Estudante de Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Bolsista de Iniciação Científica, pesquisador do grupo FRESTAS/UNIRIO.
Raíssa Cortat - Pedagoga, pesquisadora do grupo FRESTAS/UNIRIO.

As contribuições devem ser submetidas até 30 de abril de 2024.

Como compor relações entre arte, pesquisa e educação em que arte não configure apenas como o objeto de estudo, mas seja uma orientação epistemológica que convoca a procedimentos metodológicos e narrativos outros que os oriundos do pensamento causal linear? Como, no lugar de pensar somente em termos de pesquisa em artes, podemos também considerar pesquisas feitas com arte? Quais as potências de um ensino com arte, que não fosse restrito à Arte Educação, e atravessasse os diversos campos de saber com sua potência, a um só tempo, agregadora e disruptiva? O presente dossiê parte da perspectiva de que a arte
tem potência para perturbar as separações que sustentam o projeto colonial, tais como humanidade e natureza, agência e matéria, sensibilidade e racionalidade, pensamento e imaginação. Deseja-se investigar aqui a qualidade epistemológica de um pensamento forjado para além dessas dicotomias, que opere por associações, analogias e metáforas, produzindo uma noção de verdade que acolhe as dimensões da dúvida, do mistério e do não-saber. Morin (2020) diz que um pensamento complexo “não pode, em seu seio, eliminar a incerteza, a insuficiência, o inacabado. Mas tem o mérito de reconhecer a incerteza, a insuficiência, o inacabado de nossos conhecimentos” (p.16). Um pensamento sensível e vitalizado, que acolhe o inacabamento como potência de criação: um pensamento poético. Severino Antônio (2009) afirma que, diferente da razão que define, delimita, afunila, o pensamento poético cria sentidos em profusão: ampliando, conectando, tecendo relações. É um modo de pensar que investiga a realidade enquanto a cria, pois considera a transformação inerente a todo gesto de pesquisa.
Nesse sentido, interessa a esse dossiê reunir investigações que se dediquem a tensionar a noção unívoca de racionalidade e convoquem outros modos de elaborar o mundo, a partir da pluralidade, da conexão e da invenção. São ainda esperados trabalhos que expressem procedimentos metodológicos de pesquisa e ensino, bem como formas narrativas atravessados pela arte enquanto um modo de saber. Serão aceitas contribuições de diferentes campos do conhecimento, com interesse especial naquelas que dialoguem com saberes e cosmologias originárias, que teçam críticas à monocultura da mente (Shiva, 2002) e anunciem outros modos de cultivar o pensamento. Nos interessa ainda investigar o conceito de rigor quando associado a dimensão do poético, visto que a pesquisa com arte não é uma prática sem critérios onde valeria qualquer coisa. Vinci afirma que “a imbricação da noção de rigor com a de sensibilidade produz um efeito imprevisto. O rigor, tomado até então como um dos lastros do saber científico, adquire uma faceta inesperada (...) não lidamos mais com o rigor dos rígidos homens de saber, daqueles que, munidos de seus instrumentos, buscam descobrir a verdade encoberta do mundo” (Vinci, 2018, p. 273). Seria então “o rigor dos poetas, os tradutores de mundo, aqueles preocupados em experimentar novas relações impensadas e, extrair destas uma alegria vital” (Vinci, 2018, p.273). No lugar de rigor que é sinônimo de rigidez, queremos refletir a natureza de um rigor em ensino e pesquisa que seja, sobretudo, compromisso com a vida e, portanto, com a dimensão do processo. Serão aceitos trabalhos em formato de artigo, relato de experiência e ensaio artístico.

Palavras-chave: pensamento poético; arte; ensino; pesquisa.

Referências:
ANTÔNIO, Severino. Uma nova escuta poética da educação e do conhecimento: diálogos
com Prigogine, Morin e outras vozes. São Paulo: Paulus, 2009.
MORIN, Edgar. Conhecimento, ignorância, mistério. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2020.
SHIVA, Vandana. Monoculturas da mente: perspectivas da biodiversidade e da biotecnologia.
São Paulo: Gaia, 2033.
VINCI, Christian Fernando Ribeiro Guimarães. Sobre o rigor poético do artista: uma outra
concepção de ciência. Revista Educação e Cultura Contemporânea, [online], v. 15, n. 39,
abr./jun.2018, p. 258-281. Disponível em:
http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/issue/view/208/showToc. Acesso em: 25 jul. 2023.