Chamada de trabalhos Dossiê: A Inteligência Artificial e Educação: debates críticos e boas práticas na escola básica e na educação superior

06-11-2023

A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EDUCAÇÃO: DEBATES CRÍTICOS E BOAS PRÁTICAS NA ESCOLA BÁSICA E NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Organizadores:

Juan Guilhermo Diaz Bernal, Universidade Pedagógica e Tecnológica da Colômbia – UPTC

As contribuições devem ser submetidas até 31 de julho de 2024.

Estamos testemunhando uma revolução sem precedentes no campo da educação, impulsionada pela presença ubíqua das soluções de Inteligência Artificial (IA). Nossa relação com os atos de ensinar, aprender, pesquisar, ler, escrever de maneira multimodal e produzir conhecimento está sendo transformada radicalmente. A Revista RIAE pretende tornar público resultados de pesquisas que reúnam esforços coletivos de docentes e pesquisadores engajados em questões autorais e libertárias na educação, visando explorar os desafios e oportunidades que a IA oferece a esse contexto.
Esta chamada para número temático sobre o tema “Inteligência Artificial e Educação: debates críticos e boas práticas na escola básica e na educação superior” é um convite à reflexão e à ação. Convida educadores e pesquisadores a explorar a interseção da inteligência artificial e a educação de maneira crítica e responsável. Apesar dos desafios significativos que enfrentamos, também reconhecemos as oportunidades que a IA oferece para transformar e aprimorar a educação. Ao reunir vozes diversas e compartilhar conhecimentos, estamos contribuindo para a construção de um presente educacional mais inclusivo, equitativo e autoral na cibercultura.