Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Interinstitucional Artes de Educar?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

A RIAE publica gratuitamente artigos inéditos de autores brasileiros ou estrangeiros. Sendo organizada da seguinte forma: dossiê temático, aceitando apenas trabalhos que estejam dentro do campo de pertinência do tema proposto; artigos de fluxo contínuo, que poderão ou não estar relacionados ao dossiê proposto; resenhas e relatos de experiências.

Os trabalhos deverão ser redigidos preferencialmente em português. Ver mais detalhes em Políticas de Seção. Caso o trabalho esteja em língua estrangeira (Espanhol ou Inglês), a Revista se reserva o direito de publicar o referido artigo na língua original ou em tradução, de acordo com decisão da Comissão Editorial, desde que com a anuência do autor. O preenchimento do ORCID é obrigatório no momento da submissão do artigo.

1. A RIAE publica a produção científica e acadêmica sobre educação, bem como o debate relacionado com as questões educativas em diálogo com outras áreas.

 

2. Os trabalhos encaminhados à publicação devem ser inéditos, tanto em meios impressos como eletrônicos.

 

3. A Revista publica trabalhos em português, espanhol e inglês.

 

4. A Revista é constituída através das seguintes seções:

I – DOSSIÊ TEMÁTICO – para essa seção os trabalhos inéditos devem ater-se a um tema específico que será explicitado em cada "chamada de trabalho" que irá identificar o número da revista;

II – ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO – artigos e ensaios inéditos que resultem de pesquisas e debates sobre diferentes abordagens das questões educativas;

III – RESENHAS – de livros, de teses, dissertações, filmes e acontecimentos culturais;

IV – RALATOS DE EXPERIENCIA – as múltiplas artes de fazer e de viver os acontecimentos da educação.

 

5. As contribuições encaminhadas serão submetidas à análise do Conselho Editorial e/ou de dois pareceristas ad hoc levando em consideração a política editorial da Revista, expressa nos seguintes critérios: relevância da abordagem para o campo da educação, originalidade no tratamento do tema, consistência e rigor argumentativo, riqueza conceitual na formulação do problema, atualidade e qualidade do texto.


6. os originais devem ser submetidos pelo site da Revista na internet (clique aqui para ir para a página). Os artigos não devem trazer nenhum dado de identificação no corpo do texto. Os dados de identificação do autor devem ser digitados no campo apropriado da submissão, incluindo nome completo do autor e/ou autores, titulação, cargo ou função, atividade principal exercida, vinculação institucional (se houver), endereço completo para correspondência (incluindo cidade, estado e país) e e-mail.

 

7. Quanto à apresentação formal, os textos devem ser digitados em processador de texto Word for Windows ou compatível em papel formato A4, fonte Times New Roman tam. 12, espaço 1,5, margens 2,5cm, incluindo notas, figuras, tabelas e referências, respeitando os seguintes tamanhos: os artigos deverão ter entre 35.000 e 60.000 caracteres (incluindo os espaços), formatados para folha A4, incluindo as referências bibliográficas, notas e tabelas, resenhas entre 3 e 8 páginas, relatos de experiência sem limite de páginas. As notas devem ser colocadas ao final do texto.

Na redação do original deve-se seguir a seguinte estrutura:

- Identificação – Título do trabalho.

- Resumo – Em parágrafo destacado, antes do texto, oferecendo síntese do conteúdo, com 600 a 800 caracteres com espaços palavras que expressem com clareza e concisão o artigo, em português e espanhol ou inglês.

- Palavras-chave, em um mínimo de 3 (três) e máximo de 5 (cinco), em português e espanhol ou inglês.

- Referências – Devem obedecer as normas em vigor da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), sendo ordenadas alfabeticamente pelo sobrenome do primeiro autor. No caso das referências bibliográficas de até três autores, todos poderão ser citados, separados por ponto e vírgula. Quando a obra referenciada tem mais de três autores, citar somente o primeiro autor, seguido da expressão et al. O (s) autor(es) são responsáveis pela exatidão das referências constantes na listagem e a correta citação de seus dados no texto.

Alguns exemplos de referências:

Livros (um autor)

BLANCHOT, M. A conversa infinita:a palavra plural. São Paulo: Escuta, 2001.

Livros (dois autores)

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. O que é a filosofia? Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.

Capítulos de livros

EIDAM, H. Educação e maioridade em Kant e Adorno. In: DALBOSCO, C. A.; FLICKINGER, H. (Org.). Educação e maioridade: dimensões da racionalidade pedagógica. São Paulo: Cortez; Passo Fundo: Ed. da Universidade de Passo Fundo, 2005, p. 104-137.

Artigos de periódicos

OELKERS, J. A educação para o bem: potencial de legitimação da pedagogia geral. Educação, Porto Alegre, v. 29, n. 1, p. 213-236, jan./abr. 2006.

Documento em meio eletrônico

OURIQUE, M. L. H. e TREVISAN, A.L. Educação, formação cultural e pluralidade de perspectivas, entre outros (en)cantos das sereias. Educação & Sociedade, Campinas, v. 30, n. 109, dez. 2009. Disponível em:S010173302009000400012&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 28 abr. 2010.

Documentos jurídicos

BRASIL. Medida provisória nº 1.569-9, de 11 de dezembro de 1997. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 14 de dez. Seção 1, p. 29514.

 

8. Gráficos e ilustrações (se houver) – Para reimpressão de ilustrações (fotografias, quadros, telas, entre outros), extraídas de outras fontes, deve ser indicada a origem da referência e anexadas à matéria, as autorizações da fonte e do autor.

 

9. As citações no corpo do trabalho devem seguir a indicação do nome do(s) autor(es), ano de publicação e paginação. Ex: (PAIVA, 2006, p. 115)

 

10. A Revista não aceita colaborações que em seu conteúdo expresse qualquer tipo de propaganda econômica, comercial, político-partidária, profissional ou de outra natureza, reservando-se o direito de exigir respeito à ética, rigor científicos e isenção quanto a conceitos teóricos ou práticos de cunho técnico-científico. Os textos publicados são de responsabilidade exclusiva dos autores.

 

11. É obrigatório informar o código ORCID. Caso não tenha, registre-se em:  https://orcid.org/register

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word ou OpenOffice.
  3. URLs para as referências foram informadas quando necessárias.
  4. O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.

     

  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  7. Todxs xs autorxs já possuem o código ORCID.
 

Declaração de Direito Autoral

A aceitação do texto implica, também, na autorização e exclusividade de publicação para a Revista Interinstitucional Artes de Educar. Assegura-se à Revista o direito à divulgação da informação e os direitos autorais, na forma da Lei.

Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.