A Revista Interinstitucional Artes de Educar - RIAE - é uma publicação científica on line, de acesso livre, mantida pelos Programas de Pós-graduação em Educação das seguintes Instituições de Ensino Superior: Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Faculdade de Formação de Professores  (UERJ/FFP); Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ/IM-IE) e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Tem como missão alimentar a arte de pensarpraticar a educação, entrelaçando movimentos éticos, estéticos e políticos. Dentre os objetivos da Revista está o de divulgar a produção de pesquisadores e professores brasileiros e estrangeiros, propiciando um diálogo entre os diferentes campos e espaços da educação.  Publica dossiês temáticos, ensaios, resenhas, relatos de experiências entre outras contribuições, tendo periodicidade quadrimestral. Acolhe publicações em língua estrangeira (inglês/espanhol). Os artigos apresentarão resumos em português e inglês ou espanhol.

Expediente

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Editores
  • Carmen Sanches

Apresentação

Dossiê temático

Para essa seção os trabalhos inéditos devem ater-se a um tema específico para cada número da Revista.

Política padrão de seção

Seção Especial

Relatos de experiências

Serão aceitos relatos escritos sobre as múltiplas artes de fazer e de viver os acontecimentos da educação.

Resenhas

Nesta seção serão aceitas resenhas de livros, teses, dissertações, filmes e acontecimentos culturais;

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Entrevistas

Pareceristas

A Revista Interinstitucional Artes de Educar aceita para publicação artigos inéditos de autores brasileiros e estrangeiros que tratem de educação, resultantes de pesquisas, assim como de experiências que contribuam para o avanço do conhecimento e de práticas com a escola.

São publicados também resenhas e relatos de experiência. Na seção Dossiês, são publicados artigos e textos dentro do campo de pertinência do tema proposto. Os artigos de fluxo continuo poderão ou não obedecer ao tema central do dossiê proposto para o mesmo número.

A publicação de artigos está condicionada a uma avaliação prévia da Comissão Editorial e de dois pareceristas ad hoc. Em caso de divergência, é solicitado um terceiro parecer. Recursos e problemas específicos são examinados e decididos pela Comissão Editorial.

A seleção de artigos para publicação toma como critérios básicos a contribuição à educação e à linha editorial da Revista, a originalidade do tema ou do tratamento dado ao mesmo, assim como a consistência da abordagem teórica e metodológica.

Uma vez sugeridas modificações de estrutura ou de conteúdo pelos pareceristas ou pela Comissão Editorial, estas deverão ser incorporadas pelos autores no artigo, como condição de sua posterior publicação. As modificações efetuadas pelos autores deverão retornar aos pareceristas para que estes finalizem o processo de avaliação. No caso do número de artigos aprovados ser superior a capacidade de publicação da Revista, a Comissão Editorial fará uma seleção dos artigos com melhor avaliação feita pelos pareceristas ad hoc.

Os pareceristas ad hoc que fazem parte do quadro de avaliadores dos textos submetidos são professores-pesquisadores de destaque nas suas atuações no campo da Educação e que concordam com a política editorial da revista.

Os artigos submetidos à Revista deverão ter seu processo de avaliação concluído em no máximo quarenta e cinco dias.

A RIAE é uma publicação quadrimestral.

Conselho Editorial

Dr. Alfredo J. Artiles - (Professor da Arizona State University – USA)

Dra. Ana Maria Monteiro  - (Professora Associada da UFRJ)

PhD. Annelli Frellin (Professora Assistente da Universidade de Gävle - Suécia)