Sobre ser professor na educação infantil: caminhos, concepções e perspectivas
Resumo
Esse artigo tem como objetivo refletir acerca de algumas particularidades e delinear algumas discussões necessárias à formação de professores que atuam na Educação Infantil, destacando caminhos, concepções e perspectivas. Em razão do exposto, ao olharmos para o processo de institucionalização da infância e para a natureza do trabalho docente na Educação Infantil, algumas inquietações são oportunas, entre elas, uma questão norteadora para o artigo proposto: Como as concepções enraizadas ao longo da história reforçam e impactam na formação docente na contemporaneidade? Utilizando como aporte teórico os principais autores da infância, bem como a legislação pertinente a esta etapa da educação básica, o artigo contribui para pensar as concepções de atendimento às crianças ao longo da história, bem como suas influências na formação e atuação de professores até os dias de hoje, enfatizando a necessidade de um processo formativo que envolva reflexão e ação, no qual se constitui a práxis docente
Palavras-chave
formação de professores; educação infantil; docência na educação infantil
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PDFDOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.70243
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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) DOI: 10.12957/teias