Entre pensamentos sobre pesquisa e extensão, des-dobramentos curriculares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2022.70228

Palavras-chave:

pesquisa e extensão, intermezzo, imediação, currículo.

Resumo

Este trabalho discute, teórica e experimentalmente, projetos de pesquisa e extensão na escola pública, e seus des-dobramentos curriculares. Sustenta-se teoricamente em autores da filosofia contemporânea, a partir de Gilles Deleuze e Félix Guatarri, discutindo, com outros pesquisadores e com a experimentação imagética, noções de imediação e de intermezzos, apresentando parte de pesquisa de pós-doutoramento em educação, interessada em práticas curriculares liberadoras das diferenças. Os projetos relacionados à história e à cultura indígena, afro-brasileira e africana de língua portuguesa são entendidos como oportunidades de com-posições individualizantes, espaços de pequenas percepções, atmosferas aptas a imediações e a outras paisagens em nossas tão regulamentadas vidas, desenhando-se, neste trabalho, a partir de ações desses projetos, como estruturantes de percursos curriculares, no qual destacamos os intermezzos da disposição para entrar em um projeto e da formação; os da preparação e da oferta de oficinas e rodas de conversas; os da criação e da participação em eventos; e os da experimentação, da pesquisa e da criação artística. Destaca-se a micropolítica desses movimentos, com ressonâncias as mais variadas, com potências singulares no campo educacional e dos estudos sobre currículos.

Biografia do Autor

Davina Marques, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Área de Letras - Português e Inglês - e Educação. Estudos comparados de literatura; filosofia e educação.

Antonio Carlos Rodrigues de Amorim, Universidade Estadual de Campinas

Departamento de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte da Faculdade de Educação. Currículo e estudos audiovisuais; cinema e filosofia da diferença.

Downloads

Publicado

28-11-2022

Como Citar

Marques, D., & Amorim, A. C. R. de. (2022). Entre pensamentos sobre pesquisa e extensão, des-dobramentos curriculares. Revista Teias, 23(71), 42–55. https://doi.org/10.12957/teias.2022.70228

Edição

Seção

É “sobre” ser professor(a): poéticas/pruridos de anunciação da formação docente nas políticas curriculares