Formação de professores indígenas no movimento da inclusão escolar no contexto amazônico amazonense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2022.70047

Palavras-chave:

formação de professores indígenas, inclusão escolar, projeto pedagógico de curso.

Resumo

Este trabalho é fruto de uma pesquisa de doutorado em educação em andamento, cujo o objetivo é discutir a formação de professores indígenas no movimento da inclusão escolar no contexto amazônico amazonense. Pois, sabemos que o processo de inclusão escolar das pessoas com deficiência no Brasil não é algo fácil, ainda mais, no contexto da educação escolar indígena no que tange a formação de professores/as indígenas. No entanto, buscou-se verificar se há, nos Projetos Pedagógicos de Cursos de Formação de Professores Indígena das Instituições Públicas de Ensino Superior do estado do Amazonas, a discussão acerca da inclusão escolar de pessoas com deficiências nas Matrizes Curriculares. Os métodos de coleta de dados são as pesquisas bibliográficos e os documentais, e as análises o enfoque qualitativo. Como resultado, observou-se que é preciso pensar numa política de educação especial intercultural que possa atender os anseios e as necessidades de cada realidade escolar, e para que esta construção seja possível, é preciso ouvir os/as professores/as, os/as gestores/as, a comunidade indígena e a família.

Biografia do Autor

Reinaldo Oliveira Menezes, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Assistente Social. Doutorando em Educação pela UFAM. Mestrado em Educação (2020), Especialista em Ensino de Filosofia para o Ensino Médio (2019) e Graduado em Licenciatura Plena em Filosofia (2021) ambas pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Membro do Núcleo de Estudo de Linguagens (NEL-Amazônia), na linha de Estudos Indígenas. E membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia (GEPEMFILO), na linha de Metodologia, Didática e Ensino de Filosofia do Departamento de Filosofia da UFAM. Bolsista FAPEAM. Orcid.org/0000-0002-9207-7886

Hellen Cristina Picanço Simas, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Professora Associada da Universidade Federal do Amazonas e professora visitante na Universidade de Santiago de Compostela  em 2022. Possui doutorado em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (2013); mestrado em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (2009); graduação em Letras pela Universidade Federal do Amazonas (2006). Pós-doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (2018). Pós-doutorado em Letras: Ensino de Língua e Literatura pela Universidade do Norte de Tocantins (2022). Líder do Núcleo de Estudos de Linguagens da Amazônia (Nel-Amazônia/CNPq). Membro do programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Amazonas e bolsista CNPq pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Membro da comissão de Línguas Ameaçadas da Associação Brasileira de Linguística – ABRALIN. Foi membro titular da Câmara de Assessoramento Científico FAPEAM (2015-2016). Atualmente desenvolve pesquisa relacionada à Políticas Linguísticas e Processos Educativos Amazônicos.

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Publicado

28-11-2022

Como Citar

Menezes, R. O., & Simas, H. C. P. (2022). Formação de professores indígenas no movimento da inclusão escolar no contexto amazônico amazonense. Revista Teias, 23(71), 81–97. https://doi.org/10.12957/teias.2022.70047

Edição

Seção

É “sobre” ser professor(a): poéticas/pruridos de anunciação da formação docente nas políticas curriculares