Formação de professores indígenas no movimento da inclusão escolar no contexto amazônico amazonense

Reinaldo Oliveira Menezes, Hellen Cristina Picanço Simas

Resumo


Este trabalho é fruto de uma pesquisa de doutorado em educação em andamento, cujo o objetivo é discutir a formação de professores indígenas no movimento da inclusão escolar no contexto amazônico amazonense. Pois, sabemos que o processo de inclusão escolar das pessoas com deficiência no Brasil não é algo fácil, ainda mais, no contexto da educação escolar indígena no que tange a formação de professores/as indígenas. No entanto, buscou-se verificar se há, nos Projetos Pedagógicos de Cursos de Formação de Professores Indígena das Instituições Públicas de Ensino Superior do estado do Amazonas, a discussão acerca da inclusão escolar de pessoas com deficiências nas Matrizes Curriculares. Os métodos de coleta de dados são as pesquisas bibliográficos e os documentais, e as análises o enfoque qualitativo. Como resultado, observou-se que é preciso pensar numa política de educação especial intercultural que possa atender os anseios e as necessidades de cada realidade escolar, e para que esta construção seja possível, é preciso ouvir os/as professores/as, os/as gestores/as, a comunidade indígena e a família.


Palavras-chave


formação de professores indígenas; inclusão escolar; projeto pedagógico de curso.

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DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.70047

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Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

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