O lugar docente na política curricular: um debate a partir dos Institutos Federais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2022.69887

Palavras-chave:

política curricular, atuação docente, institutos federais, teorias de currículo

Resumo

O objetivo do artigo é identificar, no âmbito de diferentes tradições teóricas que tratam sobre currículo, espaços de atuação de professores na produção de políticas curriculares. Como finalidade mais específica, pretende-se trazer para a discussão o modo como os Institutos Federais organizam suas (micro)políticas curriculares e, nesse âmbito, situar a participação/atuação de seus docentes. O trabalho resulta de aprofundamento teórico feito sobre o recorte em pauta e trata-se de um estudo de corte bibliográfico, com alguma inserção no campo empírico relacionado a dois (02) IFs em Santa Catarina. Como resultado, avaliou-se que a teoria da resistência e as abordagens pós-críticas são as que parecem trazer referenciais com maior ênfase no protagonismo do trabalho docente na política curricular. Esses dois conjuntos de abordagem expressam e interpretam as correlações de força entre indivíduo e estrutura de forma a não ignorar a estrutura, mas também de evidenciar as possibilidades de ação dos sujeitos na produção do social. Quando tomam-se essas abordagens como referente para pensar os movimentos de produção da política curricular que são mobilizados nos Institutos Federais, percebe-se que se abre um interessante campo de pesquisa, especialmente em relação aos espaços para protagonismo docente e consequentes possibilidades de atuação desses sujeitos na política.

Biografia do Autor

Isabel Cristina Hentz, Instituto Federal de Santa Catarina / Universidade Federal de Santa Catarina

Professora EBTT (área História) do Instituto Federal de Santa Catarina - Câmpus Jaraguá do Sul - Centro.

Doutoranda em Educação na Universidade Federal de Santa Catarina.

Mestra em História pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Licenciada e Bacharel em História pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Juares da Silva Thiesen, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Educação pelo Instituto Central de Ciências Pedagógicas. Doutor em Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

28-11-2022

Como Citar

Hentz, I. C., & Thiesen, J. da S. (2022). O lugar docente na política curricular: um debate a partir dos Institutos Federais. Revista Teias, 23(71), 228–240. https://doi.org/10.12957/teias.2022.69887

Edição

Seção

É “sobre” ser professor(a): poéticas/pruridos de anunciação da formação docente nas políticas curriculares