O lugar docente na política curricular: um debate a partir dos Institutos Federais
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2022.69887Palavras-chave:
política curricular, atuação docente, institutos federais, teorias de currículoResumo
O objetivo do artigo é identificar, no âmbito de diferentes tradições teóricas que tratam sobre currículo, espaços de atuação de professores na produção de políticas curriculares. Como finalidade mais específica, pretende-se trazer para a discussão o modo como os Institutos Federais organizam suas (micro)políticas curriculares e, nesse âmbito, situar a participação/atuação de seus docentes. O trabalho resulta de aprofundamento teórico feito sobre o recorte em pauta e trata-se de um estudo de corte bibliográfico, com alguma inserção no campo empírico relacionado a dois (02) IFs em Santa Catarina. Como resultado, avaliou-se que a teoria da resistência e as abordagens pós-críticas são as que parecem trazer referenciais com maior ênfase no protagonismo do trabalho docente na política curricular. Esses dois conjuntos de abordagem expressam e interpretam as correlações de força entre indivíduo e estrutura de forma a não ignorar a estrutura, mas também de evidenciar as possibilidades de ação dos sujeitos na produção do social. Quando tomam-se essas abordagens como referente para pensar os movimentos de produção da política curricular que são mobilizados nos Institutos Federais, percebe-se que se abre um interessante campo de pesquisa, especialmente em relação aos espaços para protagonismo docente e consequentes possibilidades de atuação desses sujeitos na política.Downloads
Publicado
28-11-2022
Como Citar
HENTZ, Isabel Cristina; THIESEN, Juares da Silva. O lugar docente na política curricular: um debate a partir dos Institutos Federais. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 23, n. 71, p. 228–240, 2022. DOI: 10.12957/teias.2022.69887. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/69887. Acesso em: 9 maio. 2025.
Edição
Seção
É “sobre” ser professor(a): poéticas/pruridos de anunciação da formação docente nas políticas curriculares
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.