Contribuições da pós-graduação brasileira em educação às pedagogias decoloniais
Resumo
O artigo tematiza as pedagogias decoloniais. Analisa contribuições conceituais às pedagogias decoloniais em produções stricto sensu dos programas de pós-graduação em Educação brasileiros. Adota-se o pensamento decolonial como referencial teórico principal. A ancoragem epistemológica do presente artigo está no método analético dusseliano, em perspectiva decolonial. Metodologicamente, o artigo se sustenta em uma abordagem de predominância qualitativa. Tipologicamente, trata-se de uma pesquisa decolonial, delineada na medida de uma aproximação com a pesquisa do tipo estado do conhecimento e com a pesquisa bibliográfico-documental. Entre os resultados, destacam-se que obras oriundas da Rede Modernidade/Colonialidade se fazem basilares para as contribuições conceituais brasileiras sobre as pedagogias decoloniais, que o Brasil tem contribuído com o debate sobre as pedagogias decoloniais, principalmente a partir de releituras da educação popular em chave decolonial. Conclui-se, constatando-se abordagens originais como uma perspectiva de pedagogia feminista decolonial e criação de conceitos, como a Pedagogia do Sul e a Pedagogia das Encruzilhadas.
Palavras-chave
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PDFDOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.69360
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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) DOI: 10.12957/teias