Loide Bonfim: retratos da trajetória de uma mulher na reserva indígena de Dourados-MT (1938- 1984)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2022.67534

Palavras-chave:

história de mulheres, missão evangélica caiuá, trabalho missionário

Resumo

O artigo objetiva analisar a trajetória da professora Loide Bonfim e os seus desdobramentos no trabalho missionário e na área da saúde, na Reserva Indígena de Dourados (RID) no século XX. Para o desenvolvimento dessa análise, recorreu-se, principalmente, aos periódicos protestantes O Puritano (presbiteriano), O Estandarte (presbiteriano, presbiteriano independente) e Expositor Cristão (metodista), que divulgaram matérias sobre os trabalhos missionários desenvolvidos por Loide Bonfim na MEC e na Reserva Indígena. As fontes mobilizadas foram analisadas a partir dos pressupostos teóricos da Nova História Cultural. O estudo dessa trajetória permitiu compreender que Loide Bonfim atuando no campo da educação escolar e não escolar, no processo de evangelização e na área da saúde com os povos indígenas, ainda que em boa parte de suas ações estivesse permeada pela inserção da cultura não indígena entre os indígenas, essa mulher desempenhou um papel importante com os seus ensinamentos e, além disso, contribuiu para melhorias nas condições de vida dos Kaoiwá, Guarani e Terena. Constatamos, assim, que a trajetória de Loide Bonfim tem muito a revelar sobre a história dessas mulheres que atuaram com os indígenas, que não pode ser escrita sem levar em consideração o papel exercido por essas mulheres comuns, mas ativas, que foram resistentes em seu trabalho e aceitaram as adversidades cotidianas.

Biografia do Autor

Alessandra Cristina Furtado, Universidade Federal da Grande Dourados


Possui graduação em História (Licenciatura e Bacharelado) pela Faculdade de História, Direito e Serviço Social da UNESP/ Franca (1998), graduação em Pedagogia pela UNIFRAN (2020), mestrado em História pela Faculdade de História, Direito e Serviço Social UNESP/Franca (2001) e doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2007). Realizou estágio de Pós-Doutorado em Educação na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2013). É professora associada III da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados, atua na Graduação e na Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado). Possui experiência docente de 19 anos no Ensino Superior, atuando principalmente nas disciplinas de História da Educação, História da Educação Brasileira, Currículo e Ensino de História e Geografia, Fundamentos de Didática, Pesquisa em Educação, Trabalho de Graduação I, Trabalho de Graduação II, Metodologias da Pesquisa em Educação, Seminário de Tese I e Seminário de Tese II, entre outras. Atua como editora da Revista Educação e Fronteiras (UFGD) desde março de 2012. É membro do Conselho Editorial da Revista Nuances: estudos sobre Educação (UNESP- Presidente Prudente) e da Revista Brasileira de Educação e Diversidades (UFT). É membro do Comitê Interno de Iniciação Científica da UFGD, desde 2016. É associada da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE) e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Foi coordenadora do GT 2 - História da Educação da ANPED - CO (2018-2020). Foi vice-coordenadora do GT 2 - História da Educação da ANPED CO (2016-2018). Atualmente, é vice-coordenadora do GT 02 - História da Educação da ANPED - Nacional. Desenvolve pesquisa junto ao Grupo de Estudo e Pesquisa em História da Educação, Memória e Sociedade (GEPHEMES). Tem experiência em pesquisa na área de Educação, com ênfase em história da educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história da formação e da profissão docente, história das instituições escolares, história comparada da educação, história do ensino rural. Coordena o LADHEME (Laboratório de Documentação, História e Memória da Educação), desde 2009.

Downloads

Publicado

15-08-2022

Como Citar

Peres, C. P., & Furtado, A. C. (2022). Loide Bonfim: retratos da trajetória de uma mulher na reserva indígena de Dourados-MT (1938- 1984). Revista Teias, 23(70), 139–151. https://doi.org/10.12957/teias.2022.67534

Edição

Seção

História de mulheres e educação: transgressões, resistências e empoderamentos