A produção científica sobre educação física na educação infantil no GTT escola/ Conbrace

Dayane Oliveira Palhano, Samantha Sabbag, Viviane Preichardt Duek

Resumo


O estudo teve por objetivo mapear e explorar a produção científica sobre Educação Física na Educação Infantil publicada no Grupo de Trabalho Temático (GTT) Escola do CBCE/Conbrace entre 2005 e 2019. Foi realizada análise bibliométrica de 52 artigos que faziam referência à Educação Física na Educação Infantil. Os resultados indicaram que a produção sobre a temática se manteve estável ao longo do período investigado, concentrada na região sudeste do Brasil e tendo crianças como a principal população investigada. As palavras-chaves mais empregadas nos estudos publicados são Educação Infantil e Educação Física. Conclui-se que a produção científica em torno da Educação Física na Educação Infantil vinculada ao GTT Escola, é incipiente em algumas regiões do país, estando concentrada em poucas Universidades que produzem sobre o tema, demandando ampliação a fim de subsidiar a formação inicial e estimular o debate sobre a presença de professores de Educação Física nesta etapa educacional.


Palavras-chave


educação física infantil; produção do conhecimento; bibliometria.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2023.67472

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

Licença Creative Commons

Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional