Trajetória de mulheres gestoras universitárias de Iberoamérica: um ensaio sobre a Espanha

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2022.67455

Palavras-chave:

trajetória, mulheres, gestão universitária, Iberoamerica, Iramuteq.

Resumo

Este ensaio é parte integrante do projeto de tese de doutorado em história da educação e apresenta o resultado do doutorado sanduíche realizado na USAL – Universidade de Salamanca, Espanha, (2021-2022) com a realização de entrevistas com docentes universitárias, que ocupam ou ocuparam cargos de gestão no período de 2010 a 2020 especificamente. O objeto de estudo Mulheres Gestoras Universitárias de Iberoamérica pretende conhecer a trajetória de mulheres em cinco países entre eles: Brasil, Argentina, Espanha, México e Peru. Para este ensaio, o recorte foi realizado do estudo realizado no doutorado sanduíche em Salamanca, Espanha, com a aplicação de entrevistas com sete gestoras universitárias. Pretende-se como problema de pesquisa conhecer: Como têm sido a trajetória de mulheres gestoras universitárias de Iberoamérica de Espanha, no período de 2010 a 2020? A Concepção teórica é baseada em Bourdieu, (1996) que menciona a trajetória social como: o movimento dentro de um campo de possíveis, definido estruturalmente. O aporte metodológico é o da pesquisa qualitativa com narrativa oral, baseada em categorias segundo Bardin (2016), o tratamento desses dados, foi realizado através das TICS (tecnologia de Informação e comunicação, com a utilização do software IRAMUTEQ. IRAMUTEQ. Observamos que as mulheres gestoras universitárias, possuem alta capacitação, através de sua formação acadêmica e apesar de estarem em um número equilibrado em relação aos homens, ainda os altos cargos de gestão continuam a ser ocupados por homens.

Biografia do Autor

Marlene De Oliveira, IFPR - INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ

Doutoranda em Educação pela PUCPR(2020-2023). Possui graduação em secretariado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1988) e mestrado em Integração Latino - Americana pela Universidade Federal de Santa Maria (2002).Pós Graduação em Docência da Educação Profissional e Técnica e Tecnológica de Nível Médio (2017), Pós Graduação em Educação a Distância com Habilitação em Tecnologias Educacionais (2017), Pós Graduação em Turismo e Hospitalidade (2014), Pós Graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2019).Pós Graduada em Comércio Exterior(1997),Pós Graduada em Ciência Política(1998) Atualmente é professora concursada com dedicação exclusiva no IFPR (2010), coordenadora da Pós Graduação em Gestão e Negócios, foi professora conteudista para o programa E-Tec Brasil, parecerista da Editora Ibpex, parecerista da revista gestão e secretariado,foi parecerista da UEL para projetos na área de secretariado.Tem experiência na área de Administração, com ênfase em SECRETARIADO, atuando principalmente nos seguintes temas: técnicas secretariais, secretariado, eventos, gestão, cerimonial e protocolo. Co-autora da coleção Manual do Profissional de Secretariado em 4 volumes, Ed. Intersaberes.(2011) Autoria de livros para Ead/IFPR com os temas: Técnicas Secretariais I,II,Introdução, eventos,Cerimonial e Protocolo.Atualmente é docente das disciplinas de técnicas secretariais: Gestão de Escritórios, Técnicas Secretariais: Relação com o Mercado e, Gestão da Qualidade (Secretariado), Gestão de Documentos e Redação Oficial para (Gestão Pública), Gestão de Carreiras e Gestão de Eventos (Pós Gestão e Negócios). Avaliadora do INEP para cursos de graduação em secretariado, RH,Eventos presenciais e a distância.É membro dos seguintes grupos de pesquisa: OLASEC - Observatório Latino-Americano de Pesquisa em Secretariado Executivo da UFPE, GPGO - Grupo de Pesquisa em Gestão de Organizações do IFPR e GPIEB -Grupo de Pesquisa de Instituições Escolares no Brasil da PUCPR

Downloads

Publicado

15-08-2022

Como Citar

Baldomero Espina Barrio, Ángel, & Oliveira, M. D. (2022). Trajetória de mulheres gestoras universitárias de Iberoamérica: um ensaio sobre a Espanha. Revista Teias, 23(70), 129–138. https://doi.org/10.12957/teias.2022.67455

Edição

Seção

História de mulheres e educação: transgressões, resistências e empoderamentos