A escritora Anilda Leão no contexto cultural de Alagoas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2022.67438

Palavras-chave:

Anilda Leão, representação, redes de sociabilidades

Resumo

Historicamente a mulher foi vista de acordo com a sua inserção na sociedade local onde estava inserida. No século XIX, a história registrou a participação da mulher no âmbito do trabalho assalariado, o que posteriormente desencadeou movimentos por melhores condições de trabalho, gerando embates entre os que divergiam de opinião quanto aos papéis possíveis à mulher na sociedade. Nesse período, a narrativa desses embates, da defesa ou do rechaço a esses papéis não foi feita por elas, e sim por homens. Homens que teceram as representações do feminino na literatura, nos jornais e em seus poemas. Não obstante, conforme a mudança do cenário estrutural do corpo social na passagem do século XIX para o XX, a mulher conseguiu marcar presença, mesmo sofrendo repressões, nos mesmos espaços dominados pelos considerados doutos. Com base nessas asserções, apresentamos este estudo, orientado pela perspectiva da História Cultural, a fim de buscar, com base nas categorias de representação e de redes de sociabilidade, dar visibilidade à escritora Anilda Leão Moliterno (1923-2012). Essa mulher alagoana que trouxe em seus escritos muito de si, das mazelas sociais e do desafio de ser mulher em uma sociedade tomada pelo machismo. Destarte, a visibilidade que é dada à Anilda Leão no campo da história do feminino, na atualidade, faz com que reconheçamos suas atuações e que ela seja inserida no rol da escrita da história.      

Biografia do Autor

Fabiana Sena, UFPB

Professora do Departamento de Metodologia da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba. Pesquisadora da FAPESQ/PB.

Ângela Maria dos Santos, Professora da Rede Municipal de Ensino de Maceió-AL. UFPB/PPGE.

Graduada em Pedagogia, pela Universidade Federal de Alagoas. Mestra em História pela Universidade Federal de Alagoas (2017-2019). Doutoranda em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Professora da Rede Municipal de Ensino de Maceió-AL.

Downloads

Publicado

15-08-2022

Como Citar

Sena, F., & Santos, Ângela M. dos. (2022). A escritora Anilda Leão no contexto cultural de Alagoas. Revista Teias, 23(70), 99–113. https://doi.org/10.12957/teias.2022.67438

Edição

Seção

História de mulheres e educação: transgressões, resistências e empoderamentos