Yara Lúcia Brayner Mattos: entre a política, a educação e a nutrição

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2022.67351

Palavras-chave:

história da educação, história das mulheres, movimento de cultura popular, partido comunista brasileiro, regime civil-militar

Resumo

Neste artigo, analisa-se a trajetória formativa e profissional da educadora, nutricionista e militante política pernambucana Yara Lúcia Brayner Mattos (1941–2005). A partir de pesquisa bibliográfica e documental, e com vistas a uma compreensão crítica do processo formativo que desembocou em sua militância no Partido Comunista Brasileiro (PCB) e na sua prisão durante o regime civil-militar, o que se buscou foi contribuir para o tecimento de uma história que reflete a atuação das mulheres a partir de sua relação com a política. A investigação, pautada por aspectos familiar, escolar, cultural e político, permitiu entender que sua participação em agremiações como a União dos Estudantes de Pernambuco, o Movimento de Cultura Popular e as Ligas Camponesas na década de 1960 a levou à militância no PCB como forma de resistência, de reivindicação dos direitos civis e de enfrentamento de um regime político autoritário e ditatorial.

Biografia do Autor

Raylane Andreza Dias Navarro Barreto, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Educação pela UFRN, com pós-doutoramento pela Universidade de Lisboa. Mestrado em Educação e Graduação em Ciências Sociais pela UFS. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Interdisciplinar em Formação Humana, Representações e Identidades - GEPIFHRI, Pernambuco, Brasil. Membro pesquisadora do Grupo Historiar - Pesquisa, Ensino e Extensão em História da Educação da UFMG e do Grupo de Pesquisa Interinstitucional Educação de Mulheres no Brasil da UFRN/UERJ.

Gabrielly Cavalcanti de Lima, Universidade Federal de Pernambuco

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco. Aluna de Iniciação cientifica com bolsa Facepe. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Interdisciplinar em Formação Humana, Representações e Identidades - GEPIFHRI, Pernambuco, Brasil. 

Downloads

Publicado

15-08-2022

Como Citar

Barreto, R. A. D. N., & Lima, G. C. de. (2022). Yara Lúcia Brayner Mattos: entre a política, a educação e a nutrição. Revista Teias, 23(70), 86–98. https://doi.org/10.12957/teias.2022.67351

Edição

Seção

História de mulheres e educação: transgressões, resistências e empoderamentos