Mulheres professoras: campo, poder e resistência (1957-1970)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2022.67322

Palavras-chave:

mulheres, professoras rurais, resistências, campo educacional.

Resumo

O estudo tem objetivo em analisar aspectos da formação e atuação de mulheres, professoras primárias rurais, em escolas no município de Bocaiúva do Sul – PR. O propósito é trazer alguns elementos do percurso profissional dessas professoras entre os anos de 1957 e 1979. Reflete sobre modos de resistência que se dão por meio de práticas não usais ao campo de trabalho docente em relações de poder estabelecidas no meio onde atuaram. Para tanto foram usadas narrativas orais decorrentes de dados coletados por meio de entrevistas semiestruturadas. São indicados elementos de trajetórias marcadas por desafios postos pela profissionalização e exercício docentes demandados pela natureza do trabalho, mas também pelo imperativo de conciliar o trabalho com questões domésticas e de maternidade; também a ocupação de lugar social de destaque e de poder local nos espaços nos quais estiveram responsáveis pela escolarização de crianças na escola primária rural. Os resultados apontam para diferentes modos de inserção social/local, onde aquelas mulheres desenvolveram ações diferenciadas daquelas destinadas exclusivamente ao campo educacional.

 

Biografia do Autor

Rosa Lydia Lydia Teixeira Corrêa, PUCPR

Professora Titular do Programa de Pos-Graduação em Educação, Mestrado e Doutorado da Pontifica Universidade Católica do Paraná.

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Publicado

15-08-2022

Como Citar

Teixeira Corrêa, R. L. L. (2022). Mulheres professoras: campo, poder e resistência (1957-1970). Revista Teias, 23(70), 71–85. https://doi.org/10.12957/teias.2022.67322

Edição

Seção

História de mulheres e educação: transgressões, resistências e empoderamentos