Emancipação da mulher artista: o caso da poetisa pernambucana Léa Tereza Lopes de Oliveira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2022.67253

Palavras-chave:

emancipação feminina, educação de mulheres, poesia marginal, mulher artista.

Resumo

Neste artigo objetiva-se identificar e compreender o processo de emancipação da mulher artista pernambucana durante as décadas de 1960 a 1970 a partir da análise da vida e obra da poetisa Léa Tereza Lopes de Oliveira. É estudo conduzido a partir da metodologia da História Oral (ALBERTI, 2004) e tem por base teórica a História Cultural (CHARTIER, 2002) e a História das Mulheres (PERROT, 2017; 2019). Em acordo com a Metodologia da História Oral, os dados obtidos são resultado da realização de entrevista temática com a poetisa Léa Lopes. A fim de compreender o processo formativo da artista como mulher e a construção da sua poética na arte, coloca-se em discussão os conceitos de práticas e representações. A partir deste estudo foi possível observar que a vida e obra da poetisa exemplifica como a família, a escola e as redes de sociabilidade mantêm relação com a construção da subjetividade do sujeito e com seu processo de emancipação. Sua trajetória histórica revela a necessidade de uma educação que abra espaço para discussões sensíveis da vida, como a sexualidade, a formação política e dignidade. Deste modo, Léa Lopes, está entre as mulheres que experienciaram uma educação castradora nas décadas de 1960 e 1970 no Brasil e que utilizaram de manobras para fugir das relações androcêntricas que ainda no século XXI, estão presentes na sociedade.

Biografia do Autor

Graciele Maria Coelho de Andrade Gomes, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco, Mestre em Educação Contemporânea pela UNiversidade Federal de Pernambuco. Pedagoga do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco. E-mail: andradegraciele@yahoo.com.br

Downloads

Publicado

15-08-2022

Como Citar

Coelho de Andrade Gomes, G. M. (2022). Emancipação da mulher artista: o caso da poetisa pernambucana Léa Tereza Lopes de Oliveira. Revista Teias, 23(70), 190–211. https://doi.org/10.12957/teias.2022.67253

Edição

Seção

História de mulheres e educação: transgressões, resistências e empoderamentos