A presença das mulheres na história da educação no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2022.67213

Palavras-chave:

história da educação, pioneiras, história das mulheres.

Resumo

O objetivo deste artigo é o de analisar a construção do campo da história da educação e a contribuição de algumas mulheres no que se refere ao reconhecimento das mesmas na educação brasileira. A partir da pesquisa de tipo qualitativa, por meio da análise documental, realizou-se uma busca pelo nome das educadoras, nos sites Google Book, Google Shopping, Estante Virtual, Amazon e Skoob por meio das palavras-chave “história da educação brasileira” e, a partir da seleção de livros “destaques”2 , de 33, escolheu-se 4 obras para análise. E, ainda, uma procura pelo site Google Books com o nome de cada educadora. Posteriormente realizamos uma busca da localização das obras, a partir de uma análise qualitativa, de forma a perceber se e como as educadoras são mencionadas nos textos. Assim como, a procura por trabalhos voltados para a temática nos sítios eletrônicos Google, Google Acadêmico e ANPEd. Dessa forma, foi possível verificar que há uma ausência dos nomes das influenciadoras nos livros de história da educação selecionados, mas existem pesquisas e projetos que buscam evidenciar as trajetórias das mulheres no campo temático, do ponto de vista de valorizá-las como protagonistas da educação no país.

Biografia do Autor

Rayane Silva Guedes, Universidade do Estado de Minas Gerais/ Mestranda

Pesquisa e estuda as questões de gênero e educação. É mestranda no Programa de Pós-graduação, stricto sensu, Mestrado em Educação na Universidade do Estado de Minas Gerais. Graduada no curso de Pedagogia pelo Centro Universitário Estácio de Belo Horizonte.

Daniela Oliveira Ramos dos Passos, Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG/ Doutora em Sociologia

Professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (FaE / CBH / UEMG). Professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação stricto sensu - Educação e Formação Humana - PPGE/FaE-UEMG. Coordenadora do Núcleo de Pesquisa Tessituras de nós: núcleo de estudos, pesquisa e extensão em gênero, sexualidade e educação. Além de integrar os Núcleos de Estudos e Pesquisas em Educação, Sociologia e Filosofia (NEPESF) e História da Educação (NEPHE). Membro do corpo editorial da Revista Educação em Foco (PPGE / FaE / UEMG). É Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016). Possui Mestrado em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (2011). Graduação em História (licenciatura plena) pela Faculdades Integradas de Pedro Leopoldo (2006). Tem experiência nas áreas de História, Sociologia e Educação. Atua principalmente nos seguintes temas de pesquisa: História - Mundos do trabalho e História das Mulheres - Teoria Sociológica, Educação e Gênero.

Downloads

Publicado

15-08-2022

Como Citar

Guedes, R. S., & Ramos dos Passos, D. O. (2022). A presença das mulheres na história da educação no Brasil. Revista Teias, 23(70), 167–189. https://doi.org/10.12957/teias.2022.67213

Edição

Seção

História de mulheres e educação: transgressões, resistências e empoderamentos