A formação para a pesquisa na linha 1 do (PPGE/Unicentro): em destaque as disciplinas e o processo de orientação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2022.67020

Palavras-chave:

formação, pesquisa, PPGE.

Resumo

Na presente pesquisa, refletimos sobre a formação oferecida ao pesquisador pela Linha 1- Políticas Educacionais, História e Organização da educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Centro-Oeste (PPGE/UNICENTRO), contemplando as disciplinas e o processo de orientação para análise. Para a proposta, utilizamos dados públicos disponíveis no site do (PPGE/UNICENTRO) e no Regulamento do Programa. Fizemos uso de entrevistas semiestruturadas e questionários aplicados para egressos da Linha 1 e professores do programa, a fim de compreender a formação do pesquisador e os desafios no percurso de escrita da dissertação em relação aos aspectos teóricos e metodológicos. Diante do exposto, apontamos que pesquisas estão sendo produzidas e aprovadas. No entanto, não sabemos como é a orientação e a relação entre orientando e orientador na formulação desses estudos e o processo de formação desses pesquisadores, já que são poucos os trabalhos que analisam tal processo.

Biografia do Autor

Luciane Chimel, UNICENTRO

Professora da Educação Básica. Mestre em Educação. Integrante do Grupo de Pesquisa Estado, Política e Gestão da Educação (UNIcentro)

Michelle Fernandes Lima, UNICENTRO

Professora do Departamento de Pedagogia e do PPGE/Unicentro. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pós-doutorado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Líder do Grupo de Pesquisa Estado, Políticas e Gestão da Educação (Unicentro/IRATI-PR).

Downloads

Publicado

28-11-2022

Como Citar

Chimel, L., & Lima, M. F. (2022). A formação para a pesquisa na linha 1 do (PPGE/Unicentro): em destaque as disciplinas e o processo de orientação. Revista Teias, 23(71), 447–462. https://doi.org/10.12957/teias.2022.67020