A linha tênue entre mulher negra, educação escolar e profissão (Rio Grande do Norte, 1931-1963)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2022.66918

Palavras-chave:

mulheres negras, direito à educação, Rio Grande do Norte

Resumo

Com a intenção de prosseguir na discussão sobre a escolarização das mulheres no Brasil, este estudo reflete acerca do alcance do direito à educação primária, principalmente de dez mulheres negras que estudaram no Rio Grande do Norte entre 1931 e 1963, em intersecção com a teia humana da origem social da família, os estudos escolares e as profissões. Metodologicamente, para análise do corpus documental (entrevistas semiestruturadas e documentos oficiais), faz-se uso do entendimento de direito à educação de Cury (2002), Chizzotti (2020) e Anísio Teixeira (2009), essencialmente por concebê-lo na amplitude da dimensão humana e social de cada pessoa. Em termos de conclusão, o corpus documental pesquisado revela que o direito à educação escolar das dez mulheres negras estudadas foi resultante da sociedade da escolarização, embora com oportunidades socioeducacionais limitadas e desiguais: uma parte delas (três), que estudou o ensino primário em fazendas, sítios e povoações, não prosseguiu os estudos para os níveis secundários seguintes, além de ter exercido profissões diferenciadas daquelas das sete mulheres que tiveram o direito à continuidade dos estudos em nível secundário (quatro) e universitário (três) no período em pauta.

Biografia do Autor

Marta Maria de Araujo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Marta Maria de Araujo

Prof.ª Dr.ª Centro de Educação 

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

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Publicado

15-08-2022

Como Citar

de Araujo, M. M., & de Alcântara, P. B. (2022). A linha tênue entre mulher negra, educação escolar e profissão (Rio Grande do Norte, 1931-1963). Revista Teias, 23(70), 212–226. https://doi.org/10.12957/teias.2022.66918

Edição

Seção

História de mulheres e educação: transgressões, resistências e empoderamentos