O acolhimento do aluno imigrante nas escolas públicas do Rio de Janeiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2022.65977

Palavras-chave:

ensino no contexto de migração e refúgio, escolas públicas municipais do Rio de Janeiro, português como língua de acolhimento, inclusão.

Resumo

O presente artigo tem como tema as crianças em situação de imigração no contexto escolar brasileiro, particularmente, em escolas municipais do Rio de Janeiro. O diálogo aqui empreendido fundamenta-se em pesquisas que tem por base publicações oficiais disponíveis a respeito da imigração de refúgio e objetiva, por meio delas, compreender os desafios existentes no processo de recepção e de inclusão de crianças refugiadas nessas escolas. O referencial teórico utilizado é o da Linguística Aplicada, referente aos estudos relacionados ao ensino-aprendizagem de português como Língua de Acolhimento (PLAc), além do referencial relativo aos estudos baseados em uma perspectiva crítica de educação intercultural. O interesse é suscitar reflexões para a compreensão da questão do direito das crianças imigrantes à educação, considerando o acesso, a permanência e os seus modos de aprendizagem, como pontos fundamentais nesta discussão. Diante desse cenário, busca-se, através do trabalho, contribuir para a discussão sobre as políticas linguísticas voltadas para o ensino de PLAc e a formação docente para atuar nesse contexto.

Biografia do Autor

Fernanda Silva de Oliveira, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Possui graduação em Letras: Português-Literaturas (2014) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, especialização em Formação de Professores Português para Estrangeiros (2015) e mestrado em Estudos de Linguagem (2019) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Atualmente é professora de Ensino Fundamental I da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Lecionou Português, Literaturas e Produção de Texto nas redes particular e municipal de ensino, nas séries iniciais e finais do Ensino Fundamental.

Janaína Moreira Pacheco de Souza, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2019). Professora adjunta do Departamento de Estudos Aplicados ao Ensino na Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Pesquisadora membro do Grupo de Pesquisa Linguagem, Cognição Humana e Processos Educacionais. Atua na área da Linguística Aplicada à alfabetização e ao letramento, desenvolvendo pesquisas no campo da educação em regiões de fronteira, com ênfase nos processos e políticas de inclusão escolar de imigrantes não falantes do Português como primeira língua materna.Professora das disciplinas Metodologia da Escrita, Fundamentos da Educação e Processo de Formação de Leitores e Escritores no curso de Pedagogia (Campus Maracanã/RJ). Professora da disciplina Psicogênese da Língua Portuguesa e da Matemática, no curso de especialização de Psicopedagogia da UERJ.Coordena a disciplina Ensino de Língua Portuguesa na Educação I da Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ. 

Downloads

Publicado

15-08-2022

Como Citar

de Oliveira, F. S., & Pacheco de Souza, J. M. (2022). O acolhimento do aluno imigrante nas escolas públicas do Rio de Janeiro. Revista Teias, 23(70), 308–319. https://doi.org/10.12957/teias.2022.65977