Educação para além da matrícula: crianças migrantes, refugiadas, e a Resolução nº 1/2020

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2022.65969

Palavras-chave:

Política Educacional, migração, Direito à educação

Resumo

 

Neste artigo, discute-se o direito à educação da criança migrante e refugiada na escola pública brasileira. Para isso, é realizada uma pesquisa qualitativa, de caráter documental, da resolução nº 1 de 13 de novembro de 2020, emitida pela Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação. Trata-se do primeiro documento federal que aborda especificamente a educação básica para a população proveniente de fluxos migratórios internacionais. A análise do documento tem por objetivo compreender como a resolução apresenta o direito à educação da criança migrante e refugiada, observando o contexto da escola pública. O resultado da análise aponta que o documento trata este direito em dois eixos: matrícula e ensino, de forma que um é indissociável ao outro. Entretanto, apesar de considerar o direito à educação para além da matrícula, a resolução imputa uma responsabilização à escola local, que muitas vezes recebe às crianças sem que os profissionais da instituição tenham apoio e orientação. O documento também não menciona outros atores necessários na concretização deste direito, como estados e municípios, além das universidades, que atuam na formação de professores.

 

Biografia do Autor

Rômulo Sousa de Azevedo, Instituto Federal de Goiás - câmpus cidade de Goiás

  Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás, técnico administrativo pelo Instituto Federal de Goiás - Câmpus Cidade de Goiás. Tem conhecimento nos seguintes temas: Migrações Internacionais e Educação; Políticas Educacionais e Práticas Educativas. É integrante da Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSMV) na UFG. 

Cláudia Tavares do Amaral, Universidade Federal de Catalão

 Doutora em Educação pela Universidade de Lisboa, mestre em educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e Pedagoga pela mesma Universidade. É professora do magistério superior na Universidade Federal de Catalão no Curso de Pedagogia e no Programa de Pós Graduação em Educação na Linha de Pesquisa de Práticas Educativas, Formação de Professores e Inclusão 

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Publicado

28-05-2022

Como Citar

Azevedo, R. S. de, & Amaral, C. T. do. (2022). Educação para além da matrícula: crianças migrantes, refugiadas, e a Resolução nº 1/2020. Revista Teias, 23(69), 134–146. https://doi.org/10.12957/teias.2022.65969

Edição

Seção

Migração e refúgio: desafios educativos entre desigualdades e diferenças