Relação professor-aluno: discussão a partir da obra Anne de Avonlea

Viviane Aparecida Bagio

Resumo


Tomando como referência a obra Anne de Avonlea, nos dispusemos a discutir a relação entre professor e aluno, para estabelecer uma relação temporal a partir da seguinte indagação: Como as diferentes ações e atitudes sobre a relação professor-aluno, presentes na obra Anne de Avonlea, refletem abordagens de ensino sistematizadas? O estudo, de natureza teórico-analítica, estabelece relação com os diversos conceitos relativos à relação entre professor e aluno, bem como ao ensino, além de seus conceitos: autoridade e autoritarismo; disciplina, indisciplina e autodisciplina; diálogo; percepção, expectativas e estratégias e gestão da sala de aula. Concluímos que assim como exposto na obra, várias situações podem ocorrer e facilitar/dificultar o a relação entre professor e aluno, bem como instigar ao desenvolvimento de possibilidades para superar possíveis percalços. Anne nos ensina que há espaço entre o instituído e a instituição, desde que o instituinte encontre as estratégias que o possibilitem trabalhar.


Palavras-chave


relação professor-aluno; processo de ensino e aprendizagem; Anne de Avonlea.

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DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.64896

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Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

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