Corpografias na leitura do literário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2022.64640

Palavras-chave:

formação de leitores, mediação em leitura, formação de professores, corpografia

Resumo

Este estudo, de caráter qualitativo e documental, trata das relações entre corpo e leitura do literário no espaço da escola. A pesquisa teve como objetivo discutir sobre a exploração do texto literário por meio de sensorialidades, da interação leitor e obra pela mediação corporal, a qual oportuniza a abertura das camadas de sentidos do texto. Esta pesquisa está alinhada aos estudos de Yunes (2016), Aguiar (2019), Duarte Jr. (2010), Brito e Jacques (2012), Autora e Autora (2019), entre outros. Sinalizam-se como resultados que a corpografia pode potencializar o envolvimento do aluno na leitura do literário. Mediações que proponham a exploração dos sons do texto, que deem vazão para a leitura dramática e o jogo dramático encaminham o leitor a penetrar nas camadas das tessituras literárias, estabelecendo uma relação sensível com a literatura.

Biografia do Autor

Adair de Aguiar Neitzel, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Bolsista da CAPES nos anos 2013-2014 no Programa de Estágio Sênior no Exterior, Pós doutorado na Universidade Paris VI - Diderot, desenvolvendo pesquisas em colaboração com a Profa. Dra. Anne Kupiec no Laboratoire de Changement Social et Politique (LCSP) e bolsista do CNPq no ano 2000 para cursar doutorado sanduíche na Sornonne Nouvelle sob a orientação de Henri Behar. Doutora em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002).Professora titular da Universidade do Vale do Itajaí, orienta pesquisas no Mestrado e Doutorado em Educação. Líder do Grupo de Pesquisa Cultura, Escola e Educação Criadora. Pesquisa os seguintes temas: literatura, arte na educação, formação de leitores, formação de professores e educação estética. Foi coordenadora Institucional do PIBID UNIVALI na gestão 2010-2013 e 2014-2016-I. Coordenadora de área do PIBID de Letras em 2017.

Isleide Steil, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

outora em Educação - Univali (2021). Mestre em Educação - UNIVALI (2016). Possui MBA em Dança pela Faculdade Inspirar - Curitiba/PR (2012); pós-graduação em Corpo Contemporâneo (2005) e graduação em Dança (2001) pela Faculdade de Artes do Paraná. É docente do Curso de Educação Física da Univali na disciplina de Dança no Ambiente Escolar; do Curso de Licenciatura em Dança da FURB com as disciplinas Teoria e Prática Pedagógica da Dança Contemporânea I e II, e Teoria e Prática Pedagógica da Dança Jazz; e do Colégio de Aplicação da UNIVALI - Itajaí, atuando nas disciplinas de Dança e Movimento Corporal. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Dança, e desenvolve pesquisas nas áreas de dança na escola, mediação cultural e educação estética.

Marcella Barontini, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade do Vale do Itajaí (2018). Foi Bolsista de Pesquisa do Artigo 170/UNIEDU no último ano de graduação. Atualmente é professora e microempreendedora, sendo uma das fundadoras da Homeschool Community – instituição privada de ensino de línguas e coworking educacional. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Aquisição de Língua Estrangeira.

Downloads

Publicado

15-08-2022

Como Citar

Neitzel, A. de A., Steil, I., & Barontini, M. (2022). Corpografias na leitura do literário. Revista Teias, 23(70), 291–307. https://doi.org/10.12957/teias.2022.64640