Feedbacks e autorregulação da aprendizagem no ensino superior: uma revisão de escopo

Valesca Brasil Irala, Anna Laura Kerkhoff Cristofari

Resumo


Este trabalho apresenta uma revisão de escopo, a partir de artigos publicados na literatura internacional entre os anos de 2016 a 2021. Realizamos uma pesquisa na Plataforma Dimensions, com foco nas produções acadêmicas direcionadas a feedback e autorregulação no ensino superior. Com a finalidade de especificar a análise realizada, compartimento dos estudos foram divididos em três categorias: os que se referem as pesquisas que abordam a avaliação formativa; as pesquisas que abordam o feedback e a autorregulação da aprendizagem dos alunos e os estudos sobre feedback dialógico. Conclui-se que a avaliação formativa não tem caráter classificatório, não se detém somente na nota final do processo e sim possui um papel de acompanhar a trajetória do ensino e da aprendizagem. Outra análise é o impacto do feedback entre pares, que melhora a escrita e o diálogo. 


Palavras-chave


educação superior; avaliação formativa; autoavaliação.

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DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.64326

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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

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