Feedbacks e autorregulação da aprendizagem no ensino superior: uma revisão de escopo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2022.64326

Palavras-chave:

educação superior, avaliação formativa, autoavaliação.

Resumo

Este trabalho apresenta uma revisão de escopo, a partir de artigos publicados na literatura internacional entre os anos de 2016 a 2021. Realizamos uma pesquisa na Plataforma Dimensions, com foco nas produções acadêmicas direcionadas a feedback e autorregulação no ensino superior. Com a finalidade de especificar a análise realizada, compartimento dos estudos foram divididos em três categorias: os que se referem as pesquisas que abordam a avaliação formativa; as pesquisas que abordam o feedback e a autorregulação da aprendizagem dos alunos e os estudos sobre feedback dialógico. Conclui-se que a avaliação formativa não tem caráter classificatório, não se detém somente na nota final do processo e sim possui um papel de acompanhar a trajetória do ensino e da aprendizagem. Outra análise é o impacto do feedback entre pares, que melhora a escrita e o diálogo. 

Biografia do Autor

Valesca Brasil Irala, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Líder do Grupo de Pesquisa GAMA (Avaliação, Metodogias e Aprendizagens). Professora Associada na Universidade Federal do Pampa.

Anna Laura Kerkhoff Cristofari, Universidade Federal do Pampa

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Ensino na UNIPAMPA. Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Sul (UERGS).

Downloads

Publicado

28-11-2022

Como Citar

Brasil Irala, V., & Kerkhoff Cristofari, A. L. (2022). Feedbacks e autorregulação da aprendizagem no ensino superior: uma revisão de escopo. Revista Teias, 23(71), 414–433. https://doi.org/10.12957/teias.2022.64326