Desenvolvimento e avaliação de um documentário para socialização da Lei n° 10.639/03

Leandra Aparecida Mendes dos Santos Rodrigues, Mayara Lustosa de Oliveira Barbosa

Resumo


O objetivo deste artigo foi descrever o processo de elaboração, produção, aplicação e avaliação de um documentário na busca da socialização da Lei n° 10.639/03. Desenvolveu-se uma pesquisa de campo, descritiva e exploratória com uma abordagem quali-quantitativa na análise dos dados. Aplicou-se questionário pré-teste a 29 estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental II da cidade de Pires do Rio-GO antes da exibição do documentário e, posteriormente, um questionário pós-teste. Considerou-se que o documentário trouxe a socialização e conhecimento da Lei n° 10.639/03 e, também, promoveu sensibilização quanto a necessidade de práticas para a discussão do racismo e preconceito a fim de se promover a verdadeira efetivação da respectiva Lei.


Palavras-chave


Lei n° 10.639/03; Documentário; Relações étnico-raciais.

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DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.64083

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Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

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