(Fo)focar o eu com os olhos do outro: por um viés estético bakhtinano na pesquisa narrativa

Patrícia Yumi Fujisawa, Liana Arrais Serodio, Guilherme do Val Toledo Prado

Resumo


Este texto trata de uma pesquisa realizada por meio de metodologia narrativa e conta o processo de mudança de posicionamento axiológico da professora-pesquisadora a partir de um artifício estético-ético: a fofoca. Na metodologia narrativa todos os momentos produtivos da pesquisa são narrativos. Para narrar, é necessário um ponto de apoio fora de si mesma para que a escrita seja produtiva esteticamente, o que altera também a posição axiológica da pesquisadora, o modo como se posiciona em relação aos valores em cada momento de interpretação das teorias e das materialidades narrativas. A fofoca como conversa entre amigas assume este papel estético e possibilita que a pesquisadora assuma outro posicionamento axiológico diante da interpretação das narrativas pedagógicas. A pesquisa fundamenta-se na filosofia da linguagem bakhtiniana.


Palavras-chave


metodologia narrativa de pesquisa; formação docente; narrativas pedagógicas; autobiografia; estética

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DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.63175

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Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

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