(Fo)focar o eu com os olhos do outro: por um viés estético bakhtinano na pesquisa narrativa
Resumo
Este texto trata de uma pesquisa realizada por meio de metodologia narrativa e conta o processo de mudança de posicionamento axiológico da professora-pesquisadora a partir de um artifício estético-ético: a fofoca. Na metodologia narrativa todos os momentos produtivos da pesquisa são narrativos. Para narrar, é necessário um ponto de apoio fora de si mesma para que a escrita seja produtiva esteticamente, o que altera também a posição axiológica da pesquisadora, o modo como se posiciona em relação aos valores em cada momento de interpretação das teorias e das materialidades narrativas. A fofoca como conversa entre amigas assume este papel estético e possibilita que a pesquisadora assuma outro posicionamento axiológico diante da interpretação das narrativas pedagógicas. A pesquisa fundamenta-se na filosofia da linguagem bakhtiniana.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.63175
Apontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) DOI: 10.12957/teias