(Fo)focar o eu com os olhos do outro: por um viés estético bakhtinano na pesquisa narrativa
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2022.63175Palavras-chave:
metodologia narrativa de pesquisa, formação docente, narrativas pedagógicas, autobiografia, estéticaResumo
Este texto trata de uma pesquisa realizada por meio de metodologia narrativa e conta o processo de mudança de posicionamento axiológico da professora-pesquisadora a partir de um artifício estético-ético: a fofoca. Na metodologia narrativa todos os momentos produtivos da pesquisa são narrativos. Para narrar, é necessário um ponto de apoio fora de si mesma para que a escrita seja produtiva esteticamente, o que altera também a posição axiológica da pesquisadora, o modo como se posiciona em relação aos valores em cada momento de interpretação das teorias e das materialidades narrativas. A fofoca como conversa entre amigas assume este papel estético e possibilita que a pesquisadora assuma outro posicionamento axiológico diante da interpretação das narrativas pedagógicas. A pesquisa fundamenta-se na filosofia da linguagem bakhtiniana.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.