(Fo)focar o eu com os olhos do outro: por um viés estético bakhtinano na pesquisa narrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2022.63175

Palavras-chave:

metodologia narrativa de pesquisa, formação docente, narrativas pedagógicas, autobiografia, estética

Resumo

Este texto trata de uma pesquisa realizada por meio de metodologia narrativa e conta o processo de mudança de posicionamento axiológico da professora-pesquisadora a partir de um artifício estético-ético: a fofoca. Na metodologia narrativa todos os momentos produtivos da pesquisa são narrativos. Para narrar, é necessário um ponto de apoio fora de si mesma para que a escrita seja produtiva esteticamente, o que altera também a posição axiológica da pesquisadora, o modo como se posiciona em relação aos valores em cada momento de interpretação das teorias e das materialidades narrativas. A fofoca como conversa entre amigas assume este papel estético e possibilita que a pesquisadora assuma outro posicionamento axiológico diante da interpretação das narrativas pedagógicas. A pesquisa fundamenta-se na filosofia da linguagem bakhtiniana.

Downloads

Publicado

15-08-2022

Como Citar

Fujisawa, P. Y., Serodio, L. A., & Toledo Prado, G. do V. (2022). (Fo)focar o eu com os olhos do outro: por um viés estético bakhtinano na pesquisa narrativa. Revista Teias, 23(70), 273–290. https://doi.org/10.12957/teias.2022.63175