O brincar em sentido ecológico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2022.61638

Palavras-chave:

educação, brincar, corporeidade, capoeira angola

Resumo

Este artigo traz um apanhado do que foi o trabalho de pesquisa doutoral intitulado Brincando na Roda dos Saberes, apresentado em 2018 ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Paraíba, Brasil. Através de programas de extensão universitária envolvendo pesquisadores bolsistas e voluntários, crianças matriculadas em escolas da rede de ensino público tiveram acesso a conhecimentos artísticos e culturais vivenciando o projeto Brincando Capoeira, com oficinas integradas aos projetos políticos pedagógicos das escolas parceiras, dentre elas a Escola de Educação Básica da UFPB, e a Escola Viva Olho do Tempo. Dos resultados obtidos, destaca-se a tese de que o ato de educar pela prática da capoeira sob uma perspectiva ecológica repercute positivamente e diretamente na corporeidade. Para isso, a criatividade, a inteiração socioambiental, o engajamento solidário-afetivo e a reverência aos saberes de tradições populares, sobretudo os corpo-orais, devem estruturar a pedagogia do processo, constituindo-se em ações transdisciplinares. O brincar, neste processo, vem a ser chave de religação entre o corpo que brinca e a sabedoria que se manifesta.

Biografia do Autor

Djavan Antério, Universidade Federal da Paraíba

ArteEducador, doutor em educação, graduado em Artes e em Educação Física pela Universidade Federal da Paraíba. Desenvolve estudos que tocam a interface lúdica do brincar, o viver criativo, e a corporeidade a partir de uma concepção ecológica. Elege enquanto esferas de atuação, a arte-educação e a educação (física) infantil, enfatizando nestas, a prática pedagógica (griot), o processo de ensino-aprendizagem e a formação docente permanente.

Mariana Fernandes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Capoeirista, Licenciada em Dança pela Universidade Federal da Paraíba, aborda em suas pesquisas, técnicas de improvisação em dança no intuito de aguçar e expandir as potencialidades criativas enquanto artista e docente. Atualmente segue para conclusão da pesquisa de mestrado intitulada Tramaturgia do Corpo Griot, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Adelaide Dias, Universidade Federal da Paraíba

Professora titular aposentada da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e pesquisadora dos Programas de Pós-Graduação em Educação (UFPB) e em Ensino (UERN). É pesquisadora Associada do CIERS-Ed (Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade - Educação) e da Cátedra UNESCO de Profissionalização Docente. É membro do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos (NCDH) da Universidade Federal da Paraíba e do Fórum Estadual de Educação da Paraíba (FEE-PB). É coordenadora do Fórum de Educação Infantil da Paraíba (FEIPB) e do Núcleo de Pesquisas e Estudos sobre a Criança (NUPEC).

Downloads

Publicado

15-08-2022

Como Citar

Antério, D., Fernandes, M., & Dias, A. (2022). O brincar em sentido ecológico. Revista Teias, 23(70), 367–388. https://doi.org/10.12957/teias.2022.61638