Ensino remoto na pandemia de covid-19: alfabetização em risco na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2022.60952

Palavras-chave:

Alfabetização, Ensino remoto, Trabalho docente.

Resumo

O artigo apresenta resultados de pesquisa que visou a investigar efeitos do ensino remoto na alfabetização, em 2020, a partir do olhar de professoras alfabetizadoras da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre (RME-POA). A metodologia foi composta por survey e análise de conteúdo, tendo como material empírico respostas de 40 professoras alfabetizadoras. Os resultados indicaram como tendência a desconexão entre alfabetizadoras e a maioria dos estudantes das turmas, o que inviabilizou a continuidade da alfabetização. A partir de contribuições de autores como Byung-Chul Han, Axel Rivas e Luiz Carlos de Freitas, concluiu-se que a RME-POA deve avançar na implementação de estratégias para minimizar os efeitos do ensino remoto e seguir buscando atingir a meta 5 do PNE (2014-2024), a partir da responsabilização bilateral pela alfabetização e não às custas da autoexploração do trabalho docente.

Biografia do Autor

Patrícia Camini, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora do Departamento de ensino e Currículo, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutora e Mestre em Educação pela UFRGS. Licenciada em Pedagogia pela mesma universidade.

Alice Teixeira de Freitas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Acadêmica do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bolsista de Iniciação Científica (UFRGS).

Downloads

Publicado

01-03-2022

Como Citar

Camini, P., & Freitas, A. T. de. (2022). Ensino remoto na pandemia de covid-19: alfabetização em risco na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Revista Teias, 23(68), 250–264. https://doi.org/10.12957/teias.2022.60952

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua