A educação do campo como espaço de resistência política e epistemológica: as lutas por outras pedagogias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2022.60893

Palavras-chave:

Educação do Campo. Movimentos sociais. Pedagogia da resistência

Resumo

Este trabalho discute sobre o movimento de constituição da Educação do Campo, destacando suas vinculações com as lutas sociais e com os esforços empreendidos pelo Movimento de Educação do Campo na construção de um projeto de educação contenha os avanços do agronegócio e difundam as sementes de outro projeto de sociabilidade forjado nas redes de solidariedade tecidas a partir da agricultura camponesa. Este movimento pedagógico tem instituído novos espaços e tempos educativos voltados ao reconhecimento dos conhecimentos presentes nas práticas sociais camponeses, com a implementação de estratégias pedagógicas que ampliem os diálogos entre os saberes dos camponeses com os conhecimentos universais que compõem o patrimônio histórico da humanidade. Por essa razão, acreditamos que as experiências de Educação do Campo instituídas pelos movimentos sociais trazem importantes contribuições políticas, pedagógicas e epistemológicas para se pensar numa pedagogia crítica e libertadora, ancorada nos pressupostos políticos e filosóficos das teorias críticas da educação.

Biografia do Autor

Elmo de Souza Lima, Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Pos-doutorado no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, Doutor em Educação pela Universidade Federal do Piauí, com Doutorado Sanduíche na Università degli Studi di Verona (2014), professor adjunto do Programa de Pós-graduação em Educação da UFPI e coordenador do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Educação do Campo (NUPECAMPO/UFPI).

Downloads

Publicado

01-03-2022

Como Citar

Lima, E. de S. (2022). A educação do campo como espaço de resistência política e epistemológica: as lutas por outras pedagogias. Revista Teias, 23(68), 89–103. https://doi.org/10.12957/teias.2022.60893

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua