MUSCAFO digital: uma abordagem decolonial em Ambientes Virtuais de Ensino-aprendizagem

Marcelo Prudente Silva, Mariana Pícaro Cerigatto

Resumo


Esse estudo apresenta o percurso metodológico da construção coletiva de um dispositivo pedagógico digital para o Museu Afro Comunitário Filhos de Obá, que integra o centenário terreiro de mesmo nome, uma das primeiras casas de culto afro no Brasil a ser tombada como patrimônio histórico nacional. Com o objetivo de contribuir para a difusão, reafirmação da identidade e preservação do seu acervo. E para tal, optou-se por trabalhar com a metodologia investigativa aplicada Design-Based Research, integrando especialistas acadêmicos convidados e a comunidade local. Utilizando-se de entrevistas qualitativas e diário de bordo. Os resultados englobam a apresentação do desenho pedagógico digital constituídos em imagens e mapas de navegação, com os pareceres dos participantes do processo e indicações dos possíveis desdobramentos e contribuições do estudo para as pesquisas em educação e comunicação.


Palavras-chave


museu afro; dispositivos pedagógicos digitais; decolonialidade

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DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.60606

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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

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