Escolas criativas e inclusão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2021.59025

Palavras-chave:

inclusão, escolas criativas, complexidade, transdisciplinaridade

Resumo

Incomodou-nos a relação da escola em que frequentavam os sujeitos da ONG que acolhia crianças e adolescentes abandonados, na qual fazíamos atendimento psicológico. A escola como um lugar onde somente as dimensões cognitivas e comportamentais eram valorizadas. Questionamos: como práticas pedagógicas criativas podem contribuir para a inclusão escolar dos sujeitos em suas múltiplas dimensões? Buscamos compreender a relação entre a criatividade e a construção de escolas inclusivas. Em um estudo de caso de natureza quanti-qualitativa. Ofertamos para 18 professores da escola que atendia os sujeitos da ONG, um curso realizado em 3 (três) encontros presenciais, intitulado “Educação em Direitos Humanos, Valores Transdisciplinares e Formação de Professoras/es”. Para coleta dos dados aplicamos em 16 cursistas, o Instrumento para Valorar o Desenvolvimento de Instituições Educativas-VADECRIE, (TORRE, 2012)  Na análise, utilizamos a estatística descritiva. A partir dessa experiência compreendemos que a criatividade pode contribuir para a promoção de espaços inclusivos. Verificamos que, uma escola criativa é um lugar em constante movimento, Torre (2013). É um lugar que nos faz transcender, onde a relação empática nutre as relações humanas. Essa escola legitima o melhor de seus professores e alunos. A escola criativa rasga o véu do tradicional e convoca à inovação e, igualmente, a inclusão pois, convoca-nos a construir um espaço de pertencimento de todos.

 

Biografia do Autor

Adalberto Duarte Pereira Filho, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Psicanalista, coordena o grupo de Estudo em Psicanálise e Intervenção precoce. Psicólogo CRP 15/3332 (CESMAC/2011), Especialista em Psicologia jurídica e perícia psicológica (CESMAC/2011) e em Transtornos da infância e Adolescência uma abordagem interdisciplinar (FADERGS/2017). Doutorando e mestre em Educação (UFAL) na linha de pesquisa Educação e Inclusão de Pessoas com Deficiência ou Sofrimento Psíquico. Membro da Comissão de Psicologia na Educação do CRP/15 e do Grupo de Pesquisa Práticas de Aprendizagem Integradora e Inovadora - GPAII - UFAL. 

Maria Dolores Fortes Alves, Universidade Federal de Alagoas

Professora do Programa de pós-graduação em Educação - PPGE/UFAL

Downloads

Publicado

20-08-2021

Como Citar

Pereira Filho, A. D., & Alves, M. D. F. (2021). Escolas criativas e inclusão. Revista Teias, 22(66), 51–65. https://doi.org/10.12957/teias.2021.59025

Edição

Seção

Programas e práticas pedagógicas na educação especial e inclusiva