Surdez, TDAH e contagem: a experiência de João à luz da teoria dos campos conceituais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2021.57402

Palavras-chave:

cálculo mental, tdah, surdez, esquemas

Resumo

A partir da releitura das informações produzidas em uma investigação anterior, obtidas a partir de uma sequência didática de situações de estruturas aditivas, implementada de forma dialógica e coletadas por meio de filmagens e analisados à luz da teoria dos Campos Conceituais, este artigo apresenta a análise, sustentada na Teoria dos Campos Conceituais, do desempenho de um aluno surdo e com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, em relação a dois aspectos: o referente a construção de seus conhecimentos matemáticos, inferida mediante a constatação da evolução e consolidação de seu esquema de contagem e o socioemocional,  identificado mediante a constatação do desenvolvimento de sua autonomia, acarretando em maior autoestima. Como resultados didático-pedagógicos, a releitura aponta para a importância de que atividades canônicas de contagem, como a de cartas, por exemplo, quando propostas a estudantes surdos, precisam ser pensadas, considerando as especificidades da Libras, sua língua natural e para as possibilidades de desenvolvimento cognitivo e da capacidade de manutenção de diálogos possibilitados pela forma dialógica adotada na implementação da sequência didática.

Biografia do Autor

Veridiana Rezende, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR

Docente do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática - PRPGEM da Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR.

Docente do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.

Downloads

Publicado

20-08-2021

Como Citar

Rezende, V., Nogueira, C. M. I., & Zanquetta, M. E. M. T. (2021). Surdez, TDAH e contagem: a experiência de João à luz da teoria dos campos conceituais. Revista Teias, 22(66), 138–151. https://doi.org/10.12957/teias.2021.57402

Edição

Seção

Programas e práticas pedagógicas na educação especial e inclusiva