Programa talento metrópole: novas trajetórias de desenvolvimento para jovens com altas habilidades/superdotação

Juliana Teixeira da Camara Reis, Priscila Magalhães Barros Felinto, Izabel Hazin

Resumo


Este estudo teve por objetivo analisar o impacto de um programa do Programa Talento Metrópole (IMD-UFRN), a qual visa desenvolver o interesse de jovens com altas habilidades/superdotação (AH/S) em pesquisa científica, além da ampliação das competências e habilidades, expansão da criatividade no campo da Tecnologia da Informação e suas interfaces com outras áreas do conhecimento, visando a inovação e o empreendedorismo. Trata-se de um estudo multicasos, e contou com a participação de três sujeitos com idades de 18 e 24 anos, de ambos os sexos. O levantamento de dados se deu a partir de diferentes meios: entrevistas semiestruturadas, registros de observações comportamentais realizadas no contexto do programa, avaliação da inteligência e criatividade. As análises dos casos evidenciaram pontos de convergência e divergência entre os jovens, no que diz respeito a identificação da inadequação ao modelo escolar, (público e privado); sofrimento psíquico; dificuldades emocionais e comportamentais em razão da ausência de suporte às suas necessidades educacionais especiais, sendo a desmotivação, a queixa mais presente. Desse modo, programas de intervenção e enriquecimento, podem possibilitar ambientes e oportunidades, que proporcionem atividades focadas nos interesses e necessidades dos sujeitos, de acordo com as diferentes formas de expressão das AH/S, um cenário adequado é fundamental para a produção criativa, e desenvolvimento satisfatório, proporcionando assim, a inserção social e profissional satisfatória e que poderá trazer impactos relevantes para a sociedade.


Palavras-chave


tecnologia; inclusão; educação; altas habilidades/superdotação; assincronia do desenvolvimento

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DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.57231

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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

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