Ensinar a todos e a todos e a cada um em escolas inclusivas: a abordagem do ensino diferenciado

Keisyani da Silva Santos, Enicéia Gonçalves Mendes

Resumo


Na medida em que os sistemas escolares foram se tornando mais acessíveis à população, o ensino foi sendo rapidamente massificado, e as políticas de inclusão escolar surgidas, a partir dos anos de 1990, ressaltaram a incapacidade de as escolas se adequarem aos desafios de sua época: oferecer qualidade de ensino a todos os alunos. O presente ensaio visa apresentar o referencial teórico da Abordagem do Ensino Diferenciado (AED) que visa responder as diferentes necessidades educacionais dos alunos. O texto apresenta a conceituação, os princípios, os fatores e elementos passiveis de diferenciação o ensino (conteúdo, processo, produto e gestão da aula). Destaca-se que a AED se propõe a contemplar a diversidade melhorando o ensino para todos os alunos, indistintamente, e que por isso pode ser referencial potente para programas de desenvolvimento profissional de professores.


Palavras-chave


inclusão escolar, práticas pedagógicas, ensino diferenciado

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DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.57138

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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

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