Ensinar a todos e a todos e a cada um em escolas inclusivas: a abordagem do ensino diferenciado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2021.57138

Palavras-chave:

inclusão escolar, práticas pedagógicas, ensino diferenciado

Resumo

Na medida em que os sistemas escolares foram se tornando mais acessíveis à população, o ensino foi sendo rapidamente massificado, e as políticas de inclusão escolar surgidas, a partir dos anos de 1990, ressaltaram a incapacidade de as escolas se adequarem aos desafios de sua época: oferecer qualidade de ensino a todos os alunos. O presente ensaio visa apresentar o referencial teórico da Abordagem do Ensino Diferenciado (AED) que visa responder as diferentes necessidades educacionais dos alunos. O texto apresenta a conceituação, os princípios, os fatores e elementos passiveis de diferenciação o ensino (conteúdo, processo, produto e gestão da aula). Destaca-se que a AED se propõe a contemplar a diversidade melhorando o ensino para todos os alunos, indistintamente, e que por isso pode ser referencial potente para programas de desenvolvimento profissional de professores.

Biografia do Autor

Keisyani da Silva Santos, Universidade Federal de São Carlos

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial

Enicéia Gonçalves Mendes, Universidade Federal de São Carlos/Departamento de Psicologia

BRASIL

Departamento de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Educação Especial. Área de  Educação/Educação Especial

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Publicado

20-08-2021

Como Citar

Santos, K. da S., & Mendes, E. G. (2021). Ensinar a todos e a todos e a cada um em escolas inclusivas: a abordagem do ensino diferenciado. Revista Teias, 22(66), 40–50. https://doi.org/10.12957/teias.2021.57138

Edição

Seção

Programas e práticas pedagógicas na educação especial e inclusiva