Desenho universal para aprendizagem: uma abordagem para alunos com autismo na sala de aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2021.57044

Palavras-chave:

desenho universal para aprendizagem, autismo, educação especial, currículo

Resumo

Embora o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) possa ser definido como um transtorno do neurodesenvolvimento, com déficits nas habilidades de comunicação e comportamento, o termo espectro retrata a enorme gama de diferenças individuais desses sujeitos. No ambiente escolar essas diferenças tendem a ser evidenciadas, o que pode refletir no trabalho do professor com o aluno. Uma das possibilidades de intervenção para facilitar o processo de aprendizagem de educandos com TEA é o Desenho Universal para Aprendizagem (DUA). O DUA pode ser compreendido como um conjunto de princípios e estratégias que se relacionam com o currículo escolar. Sua finalidade é eliminar as barreiras que impedem o aprendizado, contribuindo para a inclusão escolar dos alunos, principalmente aqueles que são público alvo da educação especial. Nesse sentido, atua como facilitador da prática pedagógica. Esse artigo discute a relevância do DUA, a partir das características dos aprendizes com autismo apontadas pelas teorias da coerência central, das funções executivas e da teoria da mente. A importância dessa abordagem é percebida a partir da narrativa da mãe de um aluno com autismo sobre os entraves da escolarização do filho e sobre as práticas pedagógicas que contribuíram em seu percurso educacional.  Os resultados apontam para a importância de que os professores conheçam e se apropriem do DUA, uma ferramenta que contribui para a inclusão escolar dos alunos com autismo e para uma prática pedagógica mais equitativa.

Biografia do Autor

Adriana Araújo Pereira Borges, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora de Políticas Públicas de Educação Especial e Inclusão na Faculdade de Educação (FaE) da UFMG. Professora da Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, da FaE/UFMG. Possui graduação e mestrado em Psicologia e Doutorado em Educação.

Carlo Schmidt, Universidade Federal de Santa Maria

Professor no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria.

Downloads

Publicado

20-08-2021

Como Citar

Borges, A. A. P., & Schmidt, C. (2021). Desenho universal para aprendizagem: uma abordagem para alunos com autismo na sala de aula. Revista Teias, 22(66), 27–39. https://doi.org/10.12957/teias.2021.57044

Edição

Seção

Programas e práticas pedagógicas na educação especial e inclusiva