Formação docente para práxis inclusivas subsidiada pelo desenho universal para a aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2021.57043

Palavras-chave:

formação de professores, educação inclusiva, prática pedagógica, desenho universal para a aprendizagem, pesquisa colaborativa

Resumo

A formação de professores e a reorganização do ensino são condições essenciais para favorecer práticas pedagógicas inclusivas. Nesse contexto, a proposta de organização curricular do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) tem sido referenciada para efetivação da educação inclusiva. Esta pesquisa teve o objetivo geral: analisar o desenvolvimento de um processo de formação continuada em serviço baseada no DUA, realizado junto às professoras de uma escola, atuantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental, por meio de uma pesquisa colaborativa visando ao aprimoramento do processo de inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE). Participaram da pesquisa, 13 professoras colaboradoras. O método adotado foi a pesquisa colaborativa e a coleta dos dados se deu em quatro etapas: a sensibilização dos participantes, o levantamento das necessidades formativas dos docentes, o desenvolvimento de um programa de formação e, a avaliação final. O tratamento dos dados se deu por meio da análise de conteúdo e de episódios. Foram constatadas contribuições advindas do processo formativo e as mudanças ocorridas nos planos de aulas e nas práticas pedagógicas efetivas das docentes. Evidenciou-se o aprimoramento do trabalho pedagógico desenvolvido pelas docentes, não somente em relação aos alunos com NEE, mas no favorecimento da qualidade do ensino visando a aprendizagem de todos os estudantes.

Biografia do Autor

Jacqueline Lidiane de Souza Prais, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus de Cornélio Procópio (UENP/CCP). Especialista em Educação Especial Inclusiva e em Políticas Públicas para a Educação, ambas pela UENP/CCP. Mestra em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza - PPGEN da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Campus de Londrina. Experiência profissional como docente na Educação Básica e na Educação Superior. Integrante do Grupo de Pesquisa Educação para inclusão na linha de Educação Especial no contexto da educação inclusiva. Desenvolve pesquisas envolvendo principalmente os seguintes temas: Formação de professores, Educação Especial, Educação Inclusiva, Planejamento de ensino, Organização da atividade de ensino, Prática pedagógica, Desenho Universal para a Aprendizagem. 

Célia Regina Vitaliano, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (1986), mestre em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (1993) e doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002). Atuou como docente da área de Psicologia e Educação na Universidade Estadual de Londrina por 30 anos. Atuou como membro e coordenadora do núcleo de atendimento a estudantes com necessidades educacionais especias da Universidade Estadual de Londrina por 8 anos. Atualmente é professora Sênior do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina, junto a linha 3, núcleo de Educação Especial. Tem experiência na área de Educação Especial e Educação Inclusiva com ênfase em atividades de ensino, pesquisa e extensão, bem como orientação de alunos para elaboração de trabalho de conclusão de curso ( graduação), monografia ( especialização), dissertação ( mestrado) e tese (doutorado) sobre os temas: Formação de professores para Inclusão de alunos com necessidades especiais nos diferentes níveis de ensino; Organização do trabalho pedagógico em escolas inclusivas; Análise de políticas e práticas educacionais em relação aos alunos com necessidades educacionais especiais em contextos escolares inclusivos nos diferentes níveis de ensino, bem como orienta experiências de inclusão da referida população nos diferentes níveis de ensino. Coordena o grupo de pesquisa Educação para Inclusão.

Downloads

Publicado

20-08-2021

Como Citar

Prais, J. L. de S., & Vitaliano, C. R. (2021). Formação docente para práxis inclusivas subsidiada pelo desenho universal para a aprendizagem. Revista Teias, 22(66), 226–239. https://doi.org/10.12957/teias.2021.57043

Edição

Seção

Programas e práticas pedagógicas na educação especial e inclusiva