Formação docente para práxis inclusivas subsidiada pelo desenho universal para a aprendizagem

Jacqueline Lidiane de Souza Prais, Célia Regina Vitaliano

Resumo


A formação de professores e a reorganização do ensino são condições essenciais para favorecer práticas pedagógicas inclusivas. Nesse contexto, a proposta de organização curricular do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) tem sido referenciada para efetivação da educação inclusiva. Esta pesquisa teve o objetivo geral: analisar o desenvolvimento de um processo de formação continuada em serviço baseada no DUA, realizado junto às professoras de uma escola, atuantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental, por meio de uma pesquisa colaborativa visando ao aprimoramento do processo de inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE). Participaram da pesquisa, 13 professoras colaboradoras. O método adotado foi a pesquisa colaborativa e a coleta dos dados se deu em quatro etapas: a sensibilização dos participantes, o levantamento das necessidades formativas dos docentes, o desenvolvimento de um programa de formação e, a avaliação final. O tratamento dos dados se deu por meio da análise de conteúdo e de episódios. Foram constatadas contribuições advindas do processo formativo e as mudanças ocorridas nos planos de aulas e nas práticas pedagógicas efetivas das docentes. Evidenciou-se o aprimoramento do trabalho pedagógico desenvolvido pelas docentes, não somente em relação aos alunos com NEE, mas no favorecimento da qualidade do ensino visando a aprendizagem de todos os estudantes.


Palavras-chave


formação de professores; educação inclusiva; prática pedagógica; desenho universal para a aprendizagem; pesquisa colaborativa

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DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.57043

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Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

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