Estudantes com deficiência intelectual na escola contemporânea: Práticas pedagógicas exitosas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2021.57019

Palavras-chave:

deficiência intelectual, inclusão escolar, planejamento individualizado, desenho universal para aprendizagem.

Resumo

O artigo insere-se na temática da escolarização do estudante com deficiência intelectual. Apresenta-se, uma investigação de caráter qualitativo por meio de uma análise argumentativa referente às demandas práticas pedagógicas que atendam às especificidades deste alunado para que seu itinerário formativo na escola promova sua inclusão acadêmica, social e laboral. Por meio da análise da literatura especializada sobre o tema, foram apresentadas e discutidas propostas efetivas no sentido de promover o acesso, permanência e construção de conhecimento para estes estudantes. Os resultados apontam a relevância do trabalho pedagógico com enfoque no ensino colaborativo entre docentes do Ensino Comum e da Educação Especial, o planejamento de aulas nas diretrizes do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA), assim como o desenvolvimento do Plano Educacional Individualizado (PEI) e o Plano Individualizado de Transição (PIT). As conclusões ressaltam as mudanças necessárias para que a escola contemporânea possa estar em consonância com os pressupostos da educação inclusiva.

Biografia do Autor

Cristina Angélica Mascaro, UERJ

Professora Adjunta da Faculdade de Educação da UERJ. Doutora em Educação pelo Programa de Pós- Graduação em Educação da UERJ (2017). Mestre em Educação pelo Programa de Pós- Graduação em Educação da UERJ (2012). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000). Pós-Graduada em Psicopedagogia pela Universidade Cândido Mendes (2002) e em Gestão Pedagógica: Orientação e Supervisão Educacional pela Universidade Veiga de Almeida (2010). Foi Professora de Educação Especial da Fundação de Apoio à Escola Técnica ( - FAETEC (2002-2018). Tutora de EAD do CEDERJ no curso de Pedagogia/UERJ. Professora convidada da Pós-Graduação Simonsen da disciplina Educação Inclusiva nos cursos de Psicopedagogia e Gestão Integrada. Membro do Conselho Institucional Pedagógico da APAE RIO.

Annie Gomes Redig, Faculdade de Educação - UERJ

Professora Adjunta da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação da UERJ.

Departamento de Educação Inclusiva e Continuada

Área: Educação Especial e Inclusiva

Downloads

Publicado

20-08-2021

Como Citar

Mascaro, C. A., & Redig, A. G. (2021). Estudantes com deficiência intelectual na escola contemporânea: Práticas pedagógicas exitosas. Revista Teias, 22(66), 66–79. https://doi.org/10.12957/teias.2021.57019

Edição

Seção

Programas e práticas pedagógicas na educação especial e inclusiva