Formação acadêmica na educação superior: análise da produção de conhecimento nos periódicos Qualis A1 e A2 (2010-2018)
Resumo
O artigo apresenta revisão teórica sobre formação acadêmica na Educação Superior, enquanto sub-categoria que compõe a ambiência de ensino-aprendizagem, a partir da análise da produção acadêmica disponível nos periódicos da área de Educação, com classificação Qualis A1 e A2 (CAPES). Como recorte temporal, foram analisados artigos produzidos entre 2010-2018. Foram catalogados 266 artigos de 14 periódicos em língua portuguesa. Os descritores utilizados, inicialmente, foram: educação superior e evasão ou permanência ou relação professor/a-aluno/a. Foram organizados dados bibliográficos da produção, resumo e palavras-chave que, após análise, permitiram a seleção de 103 artigos. Foram sistematizados principais aspectos apresentados em cada um dos artigos, oportunizando identificar elementos importantes na configuração da ambiência de ensino-aprendizagem na educação superior, envolvendo discussões sobre currículo dos cursos de graduação, metodologias, avaliação e dimensão afetivo-cognitiva, no ambiente acadêmico. Para fins deste artigo, foi apresentada a sub-categoria formação acadêmica, a partir de importantes elementos teórico-metodológicos, como: competência, capital simbólico, engajamento, formação acadêmica e mercado de trabalho, métodos ativos de aprendizagem e modelo de avaliação institucional. Os trabalhos referenciados no presente estudo se constituem em importantes instrumentos para ampliação e verticalização dos estudos, com novos elementos para a construção do conhecimento.
Palavras-chave
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PDFDOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.56040
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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) DOI: 10.12957/teias