A constituição da flexibilidade como estratégia política no esnino médio brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2022.54090

Palavras-chave:

ensino médio, flexibilidade, currículo, mídia impressa.

Resumo

O presente artigo propõe-se a compreender os sentidos de flexibilidade no Ensino Médio brasileiro na última década. Dessa forma, interessa interrogar: Como os sentidos de flexibilidade se apresentam e se articulam na mídia pedagógica impressa pesquisada no Brasil no decorrer da última década? Para tal, elege como materialidade empírica um conjunto de textos e artigos da Revista Pátio: Ensino Médio, Profissional e Tecnológico. Como grade analítica, tomou-se por base o conceito foucaultiano de tecnologia de governo. Como apontamentos gerais  evidencia-se a constituição de uma tríade de sentidos, qual seja: a flexibilidade curricular pautada pela oferta de currículo flexível; a flexibilidade da prática pedagógica na organização do tempo, dos espaços e dos métodos; e a flexibilidade enquanto uma habilidade a ser desenvolvida no e pelo sujeito empreendedor de si, na produção de subjetividades capazes de gerir seu próprio capital de competências.

Biografia do Autor

Daiana Bastos da Silva Santos, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Doutoranda e Mestra em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, vinculada a linha de pesquisa, Formação de Professores, Currículo e Práticas Pedagógicas. Especialista em Atendimento Educacional Especializado pela Universidade Estadual do Rio Grande do sul - UERGS. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS. Técnica administrativa em Educação, na Universidade Federal do Rio Grande - FURG, no Campus Santo Antônio da Patrulha/RS. Integrante do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Docências, Pedagogias e Diferenças (GIPEDI) e, do Grupo de Estudos Educação e Processos Inclusivos - (GIPEPI). Bolsista CAPES/Proex. Pertence a Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação/ ANPED. Áreas de interesse: ensino médio, currículo, políticas públicas curriculares educacionais, conhecimento escolar e inclusão.

Roberto Rafael Dias da Silva, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2011). Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2008). Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (2005). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), no qual atua na linha de pesquisa "Formação de professores, currículo e práticas pedagógicas". Foi professor e coordenador pedagógico do Ensino Médio na rede pública do Estado do Rio Grande do Sul (2000-2010). Atuou como pesquisador dos Programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul (2012-2015) e da Universidade de Caxias do Sul (2015-2016). Integra o Grupo de Pesquisa em Educação, Cultura e Políticas contemporâneas (UFFS/CNPq) e o Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Docências, Pedagogias e Diferenças (UNISINOS/CNPq). Atua como Editor Associado na revista Educação UNISINOS. Parecerista e membro de comitês editoriais de diferentes periódicos na área da Educação. Orienta dissertações de mestrado e teses de doutorado em Educação. Investiga principalmente os seguintes temas: Ensino Médio, políticas de escolarização, currículo e conhecimento escolar, constituição da docência e relações entre educação e capitalismo contemporâneo

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Publicado

01-03-2022

Como Citar

Bastos da Silva Santos, D., & Dias da Silva, R. R. (2022). A constituição da flexibilidade como estratégia política no esnino médio brasileiro. Revista Teias, 23(68), 207–219. https://doi.org/10.12957/teias.2022.54090

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua