Memórias da construção de um eu professora

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2021.54074

Palavras-chave:

narrativa de professora(e)s, identidade profissional docente, trajetória de formação

Resumo

Trazemos nesse texto um recorte do estudo com caráter qualitativo – em desenvolvimento de forma coletiva – que objetiva, com uso de narrativas escritas (cartas) ofertadas por professora(e)s de diferentes níveis de ensino, compreender as características constituintes da identidade e profissionalidade docente ao longo da carreira. Dessa forma, o que ora apresentamos são as reflexões tecidas a partir da narrativa de uma professora do Ensino Fundamental, em início de carreira, que nos levaram ao entendimento de que a escola é espaço privilegiado para a formação das identidades, com contribuições significativas tanto no período de formação quanto no de atuação profissional; bem como de que as singularidades das histórias narradas nos dão elementos sólidos para a compreensão do processo de constituição identitária tanto individual, quanto coletiva.

Biografia do Autor

Sílvia Adriana Rodrigues, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp – Campus de Presidente Prudente; Professora Adjunta da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) – Campus de Três Lagoas; Professora dos Programas de Pós-Graduação em Educação da UFMS – Campus do Pantanal e Campus de Três Lagoas; Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Infâncias e Educação Infantil (GEPIEI-UFMS) e Vice-líder do Grupo de Pesquisa sobre Profissão Docente: Formação, Identidade, Representações e Saberes (GPDFIRS-FCT/Unesp)

Vera Luísa de Sousa, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp – Campus de Presidente Prudente; Professora Adjunta da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) – Campus de Três Lagoas. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores (GForP-UFMS) - Coordenadora da linha de pesquisa “Formação de Professore(a)s: profissionalidade e identidade docente; e, Membro do Grupo de Pesquisa sobre Profissão Docente: Formação, Identidade, Representações e Saberes (GPDFIRS-FCT/Unesp)

Alberto Albuquerque Gomes, Universidade Estadual Paulista (Campus de Presidente Prudente)

Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp – Campus de Marília); Professor Assistente aposentado da Universidade Estadual Paulista (Campus de Presidente Prudente); Líder do Grupo de Pesquisa sobre Profissão Docente: Formação, Identidade, Representações e Saberes (GPDFIRS-FCT/Unesp)

Downloads

Publicado

20-08-2021

Como Citar

Rodrigues, S. A., Sousa, V. L. de, & Gomes, A. A. (2021). Memórias da construção de um eu professora. Revista Teias, 22(66), 283–295. https://doi.org/10.12957/teias.2021.54074