Táticas pandêmicas: ideologia e o fazer docente

Autores

  • Jonatas Martin Puga Programa de Pós-graduação em Educação/ Universidade do Estado do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0002-9593-9875
  • Leandro Carvalho Moraes EDUCAFRO/RJ e Pesquisador/co-participante do grupo de pesquisa SER EM VIBRAÇÃO: estética, psicanálise, linguagem e educação, coordenado pelo Prof. DR. Gustavo Coelho (PROPED/ UERJ). https://orcid.org/0000-0002-2104-7516

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2020.54029

Palavras-chave:

Ideologia, Tática, Fazer Docente

Resumo

Este escrito trata-se de apontamentos críticos acerca do período histórico pandêmico, ideologia, tecnologia e o fazer docente; tendo como pressuposto de que o avanço conservador e reacionário, para além da pandemia de COVID-19, se faz necessária uma mudança tática no fazer docente. Nosso mote é a tática da “estética da live”, enquanto produção de um comum partilhado possível, organizado por um posicionamento político, ético e estético contra-hegemônico em interação com as juventudes.

Biografia do Autor

Jonatas Martin Puga, Programa de Pós-graduação em Educação/ Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Fotógrafo, artista visual e cientista social. Doutorando em Educação - PROPED/UERJ (Cotidianos, redes educativas e processos culturais). Mestre em Arte e Cultura Contemporânea - PPGARTES/UERJ. Bacharel em Artes Visuais - Instituto de Artes/UERJ. Bacharel em Ciências Sociais - IFCS/UFRJ; Licenciando em Artes Visuais - Instituto de Artes/UERJ. Licenciado em Sociologia FE/CFCH/UFRJ. Professor de Sociologia do magistério estadual do Rio de Janeiro; e músico. Temas de investigação: educação, filosofia, sociologia, política, estudos culturais; linguagem fotográfica, cinema, intervenções artísticas, arte de rua; juventudes, relações comunitárias.

Leandro Carvalho Moraes, EDUCAFRO/RJ e Pesquisador/co-participante do grupo de pesquisa SER EM VIBRAÇÃO: estética, psicanálise, linguagem e educação, coordenado pelo Prof. DR. Gustavo Coelho (PROPED/ UERJ).

Possui graduação em História (2011) e mestrado em Educação, Cultura e Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2019). Atualmente é pesquisador da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, coordenador pedagógico - Colégio Moreira Junior, professor - Colégio Curso Superior Rio de Janeiro, professor - EDUCAFRO e professor - colégio dos santos anjos. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Urbana

Downloads

Publicado

14-12-2020

Como Citar

Puga, J. M., & Moraes, L. C. (2020). Táticas pandêmicas: ideologia e o fazer docente. Revista Teias, 21(63), 64–76. https://doi.org/10.12957/teias.2020.54029

Edição

Seção

Docência, currículo, didática, aula: fantástico arquivo político da diferença