Planejamento docente como produção de possíveis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2020.54015

Palavras-chave:

Planejamento docente, Ensaio, Docência

Resumo

O artigo é fragmento de uma pesquisa concluída e debate a potência do planejamento docente como produtor de possíveis na tessitura curricular e constituição da docência. Destaca a ação docente de ensaiar, de preparar-se para a aula como modo de re-existir através da/na docência, rompendo com perspectivas eficienticistas, burocráticas e individualizadas de idealização da aula e do currículo. Trata de uma pesquisa-intervenção cartográfica (PASSOS; BARROS, 2015) produzida-efetuada no cotidiano de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental de Serra/ES, em 2019. Dialoga com os conceitos de agenciamento coletivo de enunciação (DELEUZE; GUATTARI, 1995b) e redes de conversações (CARVALHO, 2009) afirmando o planejamento docente como composição de heterogeneidades expressivas que perpassam a docência enquanto relação de aprenderensinar. Ressalta a produção de possíveis através do planejamento docente como meio de expandir currículos e docências para além do estabelecido.

Biografia do Autor

Izaque Moura de Faria, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestre em educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), pedagogo especialista em psicopedagogia e professor da Educação Básica Anos Iniciais. Área de concentração: Currículos, Cotidianos, e Formação de Professores. Profissionalmente exerce a função de Assessor pedagógico pela Gerência de Formação vinculada à Subsecretaria Pedagógica da Secretaria de Educação do Município de Serra - Espírito Santo.

Larissa Ferreira Rodrigues Gomes, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) / Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Educação (Ppgmpe) e Centro de Educação Infantil Criarte.

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), professora da Educação Básica Técnica e Tecnológica na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), no Centro de Educação Infantil Criarte e professora do Programa de Pós-graduação de Mestrado Profissional em Educação (PPGMPE/UFES). Coordenadora do Grupo de pesquisa do CNPq Currículos, culturas juvenis e produção de subjetividades.

Downloads

Publicado

14-12-2020

Como Citar

Faria, I. M. de, & Rodrigues Gomes, L. F. (2020). Planejamento docente como produção de possíveis. Revista Teias, 21(63), 95–109. https://doi.org/10.12957/teias.2020.54015

Edição

Seção

Docência, currículo, didática, aula: fantástico arquivo político da diferença