Planejamento docente como produção de possíveis
Resumo
O artigo é fragmento de uma pesquisa concluída e debate a potência do planejamento docente como produtor de possíveis na tessitura curricular e constituição da docência. Destaca a ação docente de ensaiar, de preparar-se para a aula como modo de re-existir através da/na docência, rompendo com perspectivas eficienticistas, burocráticas e individualizadas de idealização da aula e do currículo. Trata de uma pesquisa-intervenção cartográfica (PASSOS; BARROS, 2015) produzida-efetuada no cotidiano de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental de Serra/ES, em 2019. Dialoga com os conceitos de agenciamento coletivo de enunciação (DELEUZE; GUATTARI, 1995b) e redes de conversações (CARVALHO, 2009) afirmando o planejamento docente como composição de heterogeneidades expressivas que perpassam a docência enquanto relação de aprenderensinar. Ressalta a produção de possíveis através do planejamento docente como meio de expandir currículos e docências para além do estabelecido.
Palavras-chave
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PDFDOI: https://doi.org/10.12957/teias.2020.54015
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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) DOI: 10.12957/teias