O Espetáculo da diferença: cartografias para demolir “Cópias Fieis” na docência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2020.53999

Palavras-chave:

Currículos, Docência, Pesquisa (auto)biográfica, Filosofias da diferença

Resumo

No espetáculo que aqui se inicia, focalizamos as filosofias da diferença e os contributos do pensamento de Gilles Deleuze no percurso de uma pesquisa (auto)biográfica com formação de professores/as. O objetivo do texto é evidenciar como esse “Feiticeiro da Diferença” pode falar tão eloquentemente aos educadores/as sobre/para/com a Educação e a Vida. A partir da disposição de alguns personagens (O Feiticeiro, A Grande Dama e O Grande Escritor), argumentamos sobre uma docência que experimenta as contribuições das filosofias da diferença a partir da demolição de “Cópias Fieis” para a fabricação de outros modos de professorar para além daqueles formalmente estabelecidos. Em seguida, evidenciamos que tal demolição é possível a partir de um processo investigativo cartográfico. Concluímos com as possibilidades desse encontro com Deleuze em suas potências: uma experimentação que põe em curto-circuito muitas das convenções normativas circunscritas ao que é demandado a Educação, bem como a produção de outros modos de vida.

Biografia do Autor

Evanilson Gurgel, UFBA

Mestre em Educação (UFRN). Doutorando em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia. Membro do ESCRE(VI)VER: Grupo de Estudos e Pesquisas com Narrativas em Educação/CNPq.

Downloads

Publicado

14-12-2020

Como Citar

Gurgel, E. (2020). O Espetáculo da diferença: cartografias para demolir “Cópias Fieis” na docência. Revista Teias, 21(63), 12–24. https://doi.org/10.12957/teias.2020.53999

Edição

Seção

Docência, currículo, didática, aula: fantástico arquivo político da diferença